Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36198-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0003-4677-5816-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915452-
Descrição: dc.descriptionPartindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.-
Descrição: dc.descriptionBased on the considerations of Silva and Vidal (2011), it was developed the hypothesis that it is possible to evidence some experiences of what the elementary school in Imperial Brazil delivered to children. This was done by means of a sensory history, based on the individual and collective contacts with school materiality evoked in memorialistic records, making explicit the meanings assigned to the school and the schooling received during that historical moment. This article aims to conduct an initial approach to this matter, identifying the sensory experiences that occurred in a school of city of Paranaguá, in the coast of the Province of Paraná along the 1870s, in the life of Nestor Vitor dos Santos, one of the students who attended it.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License 4.0 International. Available at: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - história-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XIX-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Título: dc.titleDas memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná-
Título: dc.titleFrom the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.