Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ramos, Cristiane Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Kosloski, Ricardo Ajax Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Vítor Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Letícia de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Rejane Maria da Costa, Figueiredo | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Vanessa de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Cerqueira, Anderson Jefferson | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Laura Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:42:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:42:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43288 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915417 | - |
Descrição: dc.description | CONTEXTO: Este trabalho foi realizado no contexto do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, uma parceria firmada entre o Ministério da Economia (ME) e o laboratório de pesquisa Information Technology Research and Application Center (ITRAC) da Universidade de Brasília. OBJETIVO: Construir um referencial teórico identificando as estratégias adotadas em governo digital, sua re-lação com os cidadãos, as barreiras, os facilitadores, as vantagens e as desvantagens de governo digital. MÉTODO: Foi usada a técnica mapeamento sistemático da literatura. A expressão de busca foi refinada por meio de análise bibliométrica, e executada na base de conhecimento da SCOPUS. Foram selecionados estudos publicados de 2007 a 2020. RESULTADO: este trabalho compôs um referencial teórico consistente sobre o tema de e-Governo e suas estratégias de adoção e implementação ao longo de vários anos, além de aprofundar em vantagens, desvantagens, aspectos facilitadores e dificultadores para a implementação das estratégias de e-Gov, assim como sobre a importância dos usuários destes serviços, os cidadãos, a partir da seleção de 143 publicações. CONCLUSÃO: a partir das publicações selecionadas foram identificadas cinco classes de estratégias: estudos filosóficos; implantação de governo digital; acompanhamento de implantação de governo digital; avaliação de governo digital; e melhoria de governo digital. Foram registrados também aspectos relacionados ao posicionamento do cidadão e aos tipos de usuários de governo digital. Finalmente, quanto a facilitadores, dificultadores, vantagens e desvantagens, foram identificados cinco aspectos: financeiro; técnico; serviço digital; organizacional; e social. A base de conhecimentos adquiridos e organizados por este trabalho facilitará estudos futuros sobre o tema. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Gama (FGA) | - |
Descrição: dc.description | Information, Technology, Research and Application Center (FGA ITRAC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governo eletrônico | - |
Título: dc.title | Mapeamento sistemático da literatura sobre estratégias de governo digital : relatório técnico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: