Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
Autor(es): dc.creator | Quaresma, Lays Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:42:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:42:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915372 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre imagem corporal na adolescência, considerando as relações com a mídia. O referencial teórico baseiase nas discussões acerca da imagem corporal, da adolescência e da mídia. A imagem corporal pode ser determinada como a configuração formada na mente do indivíduo a respeito do próprio corpo. Considera-se que o adolescente ainda está conhecendo e reconhecendo seu corpo e, nesse movimento, construindo sua própria personalidade. É a partir desse momento que a mídia pode contribuir no desenvolvimento da imagem corporal, tendo em vista que os jovens estão cada vez mais inseridos e conectados com o mundo da mídia. O estudo utilizou como estratégia metodológica a revisão sistemática de trabalhos acadêmicos disponíveis veiculados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 48 trabalhos que envolvem imagem corporal e adolescência, dos quais seis são teses e 42 dissertações. A seleção do material foi realizada por meio da combinação das palavras-chave “imagem corporal” e “adolescência”, bem como “imagem corporal”, “adolescência” e “mídia”. O material analisado considerou três principais elementos estruturantes, ou seja, referencial teórico, metodologia da pesquisa e resultados obtidos pelos estudos, bem como as cinco etapas da revisão sistemática propostas por Sampaio e Mancini (2007). A pesquisa identificou que a mídia possui relevante contribuição no desenvolvimento da imagem corporal de adolescentes, a partir dos padrões de beleza impostos por ela. Conclui-se, com isso, que esse processo pode contribuir para a insatisfação corporal desses sujeitos, causando distúrbios e problemas na saúde, como doenças físicas e psicológicas, entre elas ansiedade, depressão, anorexia e bulimia. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to analyze the production of knowledge about body image in adolescence, considering relations with the media. The theoretical framework is based on discussions about body image, adolescence, and the media. Body image can be determined as the configuration formed in the individual's mind about their body. It is considered that the teenager is still knowing and recognizing their body and, in this movement, building their personality. From that moment, the media can contribute to the development of the body image, considering that young people are increasingly inserted and connected with the media world. The study used as a methodological strategy the systematic review of available academic works published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). A total of 48 works involving body image and adolescence were found, of which 6 are theses and 42 are dissertations. The material was selected by combining the keywords “body image and adolescence”, as well as “body image”, “adolescence”, and “media”. The material analyzed considered three main structural elements, that is, theoretical framework, research methodology, and results obtained by the studies, as well as the five stages of the systematic review proposed by Sampaio and Mancini (2007). The research identified that the media has a relevant contribution to the development of body image of adolescents based on the standards of beauty imposed by it. It is concluded that this process can contribute to the body dissatisfaction of these subjects, causing disturbances and health problems, such as physical and psychological illnesses, including anxiety, depression, anorexia, and bulimia. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Título: dc.title | Imagem corporal e adolescência : uma revisão sistemática da produção acadêmica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: