Imagem corporal e adolescência : uma revisão sistemática da produção acadêmica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWiggers, Ingrid Dittrich-
Autor(es): dc.creatorQuaresma, Lays Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:42:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:42:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49348-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915372-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre imagem corporal na adolescência, considerando as relações com a mídia. O referencial teórico baseiase nas discussões acerca da imagem corporal, da adolescência e da mídia. A imagem corporal pode ser determinada como a configuração formada na mente do indivíduo a respeito do próprio corpo. Considera-se que o adolescente ainda está conhecendo e reconhecendo seu corpo e, nesse movimento, construindo sua própria personalidade. É a partir desse momento que a mídia pode contribuir no desenvolvimento da imagem corporal, tendo em vista que os jovens estão cada vez mais inseridos e conectados com o mundo da mídia. O estudo utilizou como estratégia metodológica a revisão sistemática de trabalhos acadêmicos disponíveis veiculados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados 48 trabalhos que envolvem imagem corporal e adolescência, dos quais seis são teses e 42 dissertações. A seleção do material foi realizada por meio da combinação das palavras-chave “imagem corporal” e “adolescência”, bem como “imagem corporal”, “adolescência” e “mídia”. O material analisado considerou três principais elementos estruturantes, ou seja, referencial teórico, metodologia da pesquisa e resultados obtidos pelos estudos, bem como as cinco etapas da revisão sistemática propostas por Sampaio e Mancini (2007). A pesquisa identificou que a mídia possui relevante contribuição no desenvolvimento da imagem corporal de adolescentes, a partir dos padrões de beleza impostos por ela. Conclui-se, com isso, que esse processo pode contribuir para a insatisfação corporal desses sujeitos, causando distúrbios e problemas na saúde, como doenças físicas e psicológicas, entre elas ansiedade, depressão, anorexia e bulimia.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to analyze the production of knowledge about body image in adolescence, considering relations with the media. The theoretical framework is based on discussions about body image, adolescence, and the media. Body image can be determined as the configuration formed in the individual's mind about their body. It is considered that the teenager is still knowing and recognizing their body and, in this movement, building their personality. From that moment, the media can contribute to the development of the body image, considering that young people are increasingly inserted and connected with the media world. The study used as a methodological strategy the systematic review of available academic works published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). A total of 48 works involving body image and adolescence were found, of which 6 are theses and 42 are dissertations. The material was selected by combining the keywords “body image and adolescence”, as well as “body image”, “adolescence”, and “media”. The material analyzed considered three main structural elements, that is, theoretical framework, research methodology, and results obtained by the studies, as well as the five stages of the systematic review proposed by Sampaio and Mancini (2007). The research identified that the media has a relevant contribution to the development of body image of adolescents based on the standards of beauty imposed by it. It is concluded that this process can contribute to the body dissatisfaction of these subjects, causing disturbances and health problems, such as physical and psychological illnesses, including anxiety, depression, anorexia, and bulimia.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectImagem corporal-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Título: dc.titleImagem corporal e adolescência : uma revisão sistemática da produção acadêmica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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