Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Córdova, Claudio Olavo de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, V.C. | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Clayton Franco | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Herbert Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Nóbrega, Otávio de Tolêdo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:42:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:42:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11718 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2009000500010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915234 | - |
Descrição: dc.description | The objective of the present study was to compare the effect of acute exercise performed at different intensities in relation to the anaerobic threshold (AT) on abilities requiring control of executive functions or alertness in physically active elderly females. Forty-eight physically active elderly females (63.8 ± 4.6 years old) were assigned to one of four groups by drawing lots: control group without exercise or trial groups with exercise performed at 60, 90, or 110% of AT (watts) and submitted to 5 cognitive tests before and after exercise. Following cognitive pretesting, an incremental cycle ergometer test was conducted to determine AT using a fixed blood lactate concentration of 3.5 mmol/L as cutoff. Acute exercise executed at 90% of AT resulted in significant (P < 0.05, ANOVA) improvement in the performance of executive functions when compared to control in 3 of 5 tests (verbal fluency, Tower of Hanoi test (number of movements), and Trail Making test B). Exercising at 60% of AT did not improve results of any tests for executive functions, whereas exercise executed at 110% of AT only improved the performance in one of these tests (verbal fluency) compared to control. Women from all trial groups exhibited a remarkable reduction in the Simple Response Time (alertness) test (P = 0.001). Thus, physical exercise performed close to AT is more effective to improve cognitive processing of older women even if conducted acutely, and using a customized exercise prescription based on the anaerobic threshold should optimize the beneficial effects. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
Descrição: dc.description | Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Divulgação Científica | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Brazilian Journal of Medical and Biological Research - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-879X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2012. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Limiar anaeróbio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres idosas | - |
Título: dc.title | Acute exercise performed close to the anaerobic threshold improves cognitive performance in elderly females | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: