Avaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbbad, Gardênia da Silva-
Autor(es): dc.creatorYotamo, Cremildo José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:42:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:42:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915083-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014.-
Descrição: dc.descriptionAs organizações são dinâmicas, estão em constante mutação e, são influenciadas por ambientes externos, como o surgimento de novas tecnologias, novas formas de gerenciamento de processos administrativos relacionadas com o processo de globalização. Esses fatos exigem dos trabalhadores das organizações, uma constante atualização dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes, que pode ser proporcionada por ações de treinamento. O presente estudo teve como objetivo geral, avaliar o impacto de dois treinamentos no desempenho de egressos, e teve como objetivos específicos: (a) Construir e validar semanticamente dois instrumentos de mensuração de transferência de treinamentos (medidas em profundidade) por autoavaliação; (b) Adaptar ao contexto desta pesquisa, instrumentos para avaliar: Impacto do treinamento no trabalho (medida em amplitude) e Suporte psicossocial à transferência de treinamento; (c) Identificar evidências de validade estatística dos instrumentos de coleta de dados; (d) Analisar a relação existente entre variáveis relacionadas às características individuais da clientela, às de suporte, e as variáveis de transferência e impacto do treinamento no desempenho de seus egressos. Os treinamentos avaliados, em Gestão de Recursos Humanos e em Gestão Orçamentária e Patrimonial, foram oferecidos pelo Governo da Província de Sofala em Moçambique aos seus servidores. Na presente pesquisa foram adotadas abordagens qualitativa e quantitativa, compreendendo a coleta de dados de fontes primárias e secundárias. As respostas dicotômicas de 297 participantes (179 para o treinamento em GRH e 118 para o treinamento em GOP) aos itens dos questionários foram submetidas a análises exploratórias, descritivas e análise fatorial por meio de correlações tetracóricas. Os resultados revelaram altos índices de respostas satisfatórias aos itens, em todas as escalas, dos dois treinamentos, indicando que os treinamentos resultaram na aprendizagem de diversas competências, transferência dessas aprendizagens para o trabalho e efeitos positivos sobre o desempenho de egressos. Os resultados das análises estatísticas de correlação de Spearman demonstraram correlações significativas em várias variáveis propostas no modelo da pesquisa, para os dois treinamentos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionOrganizations are dynamic, constantly changing, and influenced by external environments, such as the rise of new technologies and new ways of managing administrative processes related to globalization. These facts require employees in organizations to continually update their knowledge, skills, and attitudes, which can be acquired through training actions. The general objective of the present study was to evaluate the impact of two training programs on the performance of egresses and the specific objectives of the study were: (a) Semantically construct and validate two measurement instruments for the transfer of training (measured in depth) through selfevaluation; (b) Adapt research instruments for the context of this study to evaluate: the impact of the training (measured in amplitude) and psychosocial support for the transfer of training; (c) Identify evidence of the statistical validity of the data collection instruments; (d) Analyze the relation of variables of individual characteristics as well as support variables with the transfer and impact of training on the performance of egresses. The training programs evaluated, in Human Resources Management (HRM) and in Budget and Asset Management (BAM), were offered by the Government of the Province of Sofala in Mozambique to its public servants. In the present study, qualitative and quantitative approaches were adopted and the data was collected through both primary and secondary sources. The dichotomous responses of 297 participants (179 for the HRM training and 118 for the BAM training) to the questionnaire items were submitted to exploratory, descriptive, and factorial analyses using tetrachoric correlations. The results revealed high indices of satisfactory responses to the items on all of the scales used in the two training programs, indicating that the training programs resulted in the learning of diverse competencies, the transference of this learning to work, and positive effects on the performance of egresses. The results of the statistical analyzes Speraman correlation, demonstrated significant relations in most of the variables in the proposed research model.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectServidores públicos-
Título: dc.titleAvaliação de impacto de treinamento no desempenho de servidores públicos de Sofala em Moçambique-
Título: dc.titleEvaluation of the impact of training on the performance of public servants in Sofala, Mozambique-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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