Setor de transporte rodoviário de cargas e os efeitos da política de pisos mínimos nos fretes para a economia brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTakasago, Milene-
Autor(es): dc.creatorMarques, Maria Carolina Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49452-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915073-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo descrever o contexto da greve dos caminhoneiros, analisar o processo regulatório da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, e avaliar o impacto econômico dessa medida regulatória. O tabelamento do frete foi uma das medidas anunciadas para terminar a greve dos caminhoneiros de 2018 e está em vigor desde então. É apresentado um retrato do setor de transporte rodoviário de cargas, o contexto econômico e político anterior e atual da política e suas consequências sobre as decisões dos agentes econômicos e políticos. Também é apresentado um histórico das tabelas divulgadas, com mapeamento das mudanças metodológicas pelas quais passou a política e uma avaliação sobre a influência dos grupos de interesse nos valores determinados nas tabelas. Para avaliar o impacto econômico da Política, foi calibrado um modelo de equilíbrio geral computável, nacional, estático, baseado no modelo ORANI-G, com abertura para o transporte rodoviário de cargas. Em primeiro lugar, o modelo foi utilizado para simular o impacto no preço do frete rodoviário de cargas diante das variações ocorridas no preço do óleo diesel, ou seja, as variações no preço do óleo diesel foram usadas como choque para se estimar os impactos no preço do frete. A variação no preço do frete resultante do modelo foi considerada como como uma proxy do preço de mercado para o frete, e comparada às variações decorrentes da tabela. A tese mostra que, entre 2018 e 2019, a Política de Pisos Mínimos estabeleceu valores acima dos preços que seriam determinados pelo mercado sem ela. O modelo, então, é usado novamente para avaliar o impacto de aumentos no preço do frete correspondentes ao descolamento de preços entre a tabela e os preços de mercado estimados, ou seja, foram dados choque equivalentes à diferença entre o preço da tabela e o preço de mercado no produto transporte rodoviário de carga. Foram identificados redução do PIB, do emprego, do consumo das famílias e das exportações. Em 2018, a redução no PIB foi de -0,08%, a redução no emprego foi de - 0,16%, a redução no consumo das famílias foi de -0,13% e a redução nas exportações foram de -0,10%. Em 2019, essas variáveis se reduziram, respectivamente, em -0,16%, - 0,32%,-0,25% e -0,20%.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation’s goal is to analyze the context and impacts of the National Minimum Price for Road Transportation Policy in Brazil, as well as describe its regulatory process. The policy was established as a bargain to end the national truckers strike of 2018 and has been active since then. The dissertation presents a review of the transport sector in Brazil, the economic and political context from before and during the Policy and its consequences over the decisions of economic and political agents in Brazil. The dissertation also provides a complete history of the Policy, with detailed accounts of all the minimum price tables that have been published, all the methodological changes it has suffered and the influence of lobbying groups over the Policy. To analyze the economic impact of the policy, a static national ORANI-G computable general equilibrium model was calibrated for Brazil, with specific data for road transportation and diesel as products. First, a simulation was performed to estimate the impact on freight prices of changes in diesel prices. Those freight prices variations were considered as market prices and compared to the variations from the minimum price policy. The thesis shows that, between 2018 and 2019, the Policy has resulted in road transportation prices above the ones that would have been stablished by market forces. The difference in freight prices was then used as a shock in the model, resulting in a decrease in GDP, employment, families consumption and exports. In 2018, the GDP reduction due to the Policy is estimated at -0.08%, the reduction in employment at -0.16%, the reduction in families consumption at -0.13% and the reduction in exports at -0.10%. In 2019, Those variables got reduced by, respectively, -0.16%, -0.32%,-0.25% e -0.20%.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviário-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviário de carga-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas-
Título: dc.titleSetor de transporte rodoviário de cargas e os efeitos da política de pisos mínimos nos fretes para a economia brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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