Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Montoro, Tânia Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Güércio, Nayara Helou Chubaci | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:42:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:42:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32273 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915064 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Corpos, espaços, temporalidades e questões de gênero se cruzam no eterno devir do envelhecimento urbano. O objetivo geral desta dissertação é analisar os imaginários construídos e/ou reproduzidos pelas protagonistas mulheres e idosas dos filmes que compõem o corpus desta pesquisa. Esta investigação acadêmica debruça-se sobre a hipótese de que os filmes selecionados apresentam, de maneira contemporânea, uma multiplicidade de imaginários que tangem a complexa relação entre corpo, temporalidades, envelhecimento e espaços do habitar no universo feminino na finitude. Observam-se duas propostas metodológicas, uma quantitativa e outra qualitativa, a saber: (1) um levantamento de filmes longas-metragens liveaction de ficção, nacionais e internacionais, exibidos no circuito comercial brasileiro, dentro do período que compreende os anos entre 2001 e 2016, que trazem a figura do idoso como protagonista de suas narrativas fílmicas e; (2) análises de filmes conforme a proposta metodológica de Casetti e Di Chio (1998). A partir deste levantamento, foram definidos treze critérios a fim de nortear a precisão do corpus de pesquisa. Selecionou-se fragmentos fílmicos de três obras cinematográficas para análise detalhada: Aquarius (Brasil, Kleber Mendonça Filho, 146 min, 2016), A festa de despedida (Israel, Sharon Maymon/Tal Granit, 93 min, 2015) e E se vivêssemos todos juntos? (França, Stéphane Robelin, 96 min, 2012). O levantamento realizado conclui que foram exibidos 382 filmes no circuito comercial brasileiro que apresentam idosos como protagonistas de suas narrativas. Constata-se que os três longas-metragens analisados rompem com o imaginário social no tocante às relações entre temporalidades e espaços do habitar urbano que envolvem protagonistas femininas no período da finitude. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Bodies, spaces, temporalities and gender issues are intertwined in the eternal process of aging in urban contexts. The main purpose of this Master’s thesis is to analyze the imaginaries constructed and/or reproduced by the elderly female protagonists of the films analyzed in this research. This thesis focuses on the hypothesis that the films selected present a multiplicity of feminine imaginaries approaching, contemporaneously, the complex relationship between body, temporalities, aging and dwelling spaces of the feminine universe during the last phase of life. This research draws upon two methodological proposals, a quantitative and a qualitative one: a survey of national and international live-action fiction feature films distributed in the Brazilian commercial circuit within the period comprising the years of 2001 and 2016 that showcase elderly individuals as protagonists of their narratives; and film analyses that take upon Casetti and Di Chio’s (1998) method. From this survey, thirteen criteria were delineated in order to establish the corpus of this research. Film fragments were selected from the three following cinematographic works for detailed analyses: Aquarius (Brazil, Kleber Mendonça Filho, 146 min, 2016), The Farewell Party (Israel, Sharon Maymon/Tal Granit, 93 min, 2015) and All Together (France, Stéphane Robelin, 96 min, 2012). From this inquiry was derived that 382 films which showcase the elderly as protagonists of their narratives were distributed in the Brazilian commercial circuit. This research concludes that the three feature films analyzed disrupt the social imaginary regarding the relations between temporalities and urban dwelling spaces that involve female protagonists during old age. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginário urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Título: dc.title | Imaginários do envelhecimento feminino no cinema | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: