Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pilati, Ronaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Lísian Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Borges-Andrade, Jairo Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:41:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:41:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28190 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000200009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914967 | - |
Descrição: dc.description | A classificação de fenômenos, por meio de taxonomias, é importante atividade científica. O presente trabalho descreve o processo de construção e validação de uma taxonomia de eventos de treinamento, desenvolvimento educação (TD&E) nas organizações. Esta taxonomia pode facilitar a gestão e avaliação de TD&E nas organizações. Foi elaborada com cinco dimensões de classificação: domínio instrucional do objetivo do evento de TD&E, nível de complexidade deste objetivo, estratégias de ensino e funções organizacionais e individuais do evento. Ela foi utilizada para elaborar um protocolo de classificação e para classificar 68 eventos de TD&E em três organizações. Cinco juízes preencheram esse protocolo, com base em documentos organizacionais existentes. A análise de conglomerados indicou que os eventos poderiam agregar-se em quatro categorias dimensionais. Elas vão desde a aquisição de regras para a melhoria do desempenho atual até o desenvolvimento de estratégias cognitivas a serem utilizadas em qualquer tipo de atividade ocupacional. Os resultados encorajam a aplicação da taxonomia em diferentes contextos e sugerem aprimoramentos no sistema de classificação elaborado. | - |
Descrição: dc.description | Taxonomies are an important scientific activity for classifying phenomena. This paper describes the construction and validation of a taxonomy for training, development and education (TD&E) events in organizations. It may facilitate management and evaluation of TD&E in organizations. The taxonomy was developed with five classification dimensions: instructional domain of the TD&E event objective, the complexity level of this objective, teaching strategies and organizational and individual functions of the event. The taxonomy was used for formulating a classification protocol and for classifying 68 TD&E events in three organizations. Five independent judges filled outhis protocol, based on existing organizational documents. A cluster analysis has shown that the events may be grouped into four dimensional categories. These categories range from rule acquisition for improving current performance to the development of cognitive strategies for use in any kind of job. The results encourage the application of the taxonomy in different contexts and suggest improvements to it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista de Administração Contemporânea - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/rac/a/ShBCp9f7DQNnPnXGQNQDhtr/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taxonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal - treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação corporativa | - |
Título: dc.title | Construção e validação de uma taxonomia de eventos de TD&E | - |
Título: dc.title | Construction and validation of a taxonomy of TD&E events | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: