
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bagno, Marcos Araújo | - |
| Autor(es): dc.creator | Coelho, Paula Maria Cobucci Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:41:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:41:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-10-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2002 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914922 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta uma investigação do tratamento da variação lingüística nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. De forma geral, pretende-se analisar as concepções de língua presente nos livros didáticos e a forma como tais concepções evidenciam aspectos sociolingüísticos para o aluno/professor, como a noção de “certo” e “errado”, variação lingüística, mudança lingüística e preconceito lingüístico. Assim, acreditando ser a escola o melhor meio para educar a população, e o livro didático, o principal veículo nessa tarefa, é importante verificar como esse material está apresentando a variação lingüística. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation presents a study on the approach to linguistic variation in Portuguese Language textbooks, which have been approved by the Ministry of Education for high school level use. In general, our purpose is to evaluate the language concepts in the textbooks and the way such concepts ascertain socio-linguistics aspects for both the student and the teacher, as the meaning of “right” and “wrong”, linguistic variation, language change and language prejudice. Thus, by believing that school is the best way for granting the population education and that the textbook is the major instrument used in this assignment, it is important to ensure how these textbooks are presenting the linguistic variation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Variação lingüística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Título: dc.title | O tratamento da variação linguística no livro didático de português | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: