Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neubern, Maurício da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Antonio Paulo Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:41:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:41:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15075 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914903 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2013. | - |
Descrição: dc.description | A religiosidade é parte significativa na vida cotidiana da grande maioria dos brasileiros, constituindo-se como um cenário no qual se desenrolam práticas tanto de comunhão e solidariedade quanto de conflitos e intolerância. No plano pessoal, as experiências de contato com o numinoso também podem ser fonte tanto de integração quanto de desorganização psíquica. Diante desse contexto, a psicologia não pode se furtar a prestar sua contribuição. Entretanto, os psicólogos muitas vezes não possuem recursos para oferecer um acolhimento autêntico para as vivências religiosas dos seus pacientes. O presente trabalho teve como objetivo propor algumas condições teóricas, metodológicas, vivenciais e éticas para que se possa acolher a religiosidade na psicoterapia. Para tanto, realizamos um estudo de caso na perspectiva construtiva interpretativa acerca de uma experiência clínica na qual o psicoterapeuta se dispôs a acolher, a partir da hipnoterapia, a religiosidade da paciente. Os principais referenciais teóricos para o estudo foram a epistemologia qualitativa, a etnopsiquiatria, a hipnoterapia ericksoniana e a psicologia analítica. Partimos da premissa que a religiosidade possui um ontologia própria e não pode ser reduzida a qualquer outro campo do conhecimento. Nesse sentido, o sujeito deve ser reconhecido como representante de um saber tão legítimo quanto o do psicólogo. O psicólogo também é livre para cultivar a própria religiosidade, pois ela pode lhe oferecer valiosos recursos reflexivos para acolher a religiosidade do outro. No caso observado, pudemos observar que o processo de acolhimento da religiosidade na psicoterapia contribuiu para significativas conquistas terapêuticas rumo ao processo de individuação da paciente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Religiosity is a significant part in everyday life of the vast majority of Brazilians, constituting itself as a scenario in which unfold both practices of communion and solidarity as conflicts and intolerance. On a personal level, the experience of contact with the numinous can also be a source of both integration and psychic disorganization. In this context, psychology can not refuse to pay their contribution. However, psychologists often do not have the resources to offer an authentic host for religious experiences of their patients. This work aimed to propose some theoretical, methodological, ethical and experiential conditions so that we can host religiosity in psychotherapy. Therefore, we conducted a case study on a constructive interpretative perspective about a clinical experience in which the therapist was willing to accept, by means of the hypnotherapy, the patient's religiosity. The main theoretical framework for this study was: qualitative epistemology, ethnopsychiatry, Ericksonian hypnotherapy and analytical psychology. We assume that religiosity has an ontology itself and cannot be reduced to any other field of knowledge. In this sense, the subject must be recognized as a representative of a knowledge as legitimate as the psychologist´s. The psychologist is also free to cultivate his own religion, as it can offer valuable reflexive resources to host another‟s religiosity. In the current case, we observed that the process of hosting religiosity in psychotherapy contributed to significant therapeutic achievements towards the patient's process of individuation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religiosidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hipnose | - |
Título: dc.title | O acolhimento da religiosidade na psicoterapia : reflexões a partir de uma experiência clínica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: