Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Theodoro, Mário Lisboa | - |
Autor(es): dc.creator | Luiz, Cristiana dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:41:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:41:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6640 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914855 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo buscou traçar o perfil e o significado do Programa Brasil Afroatitude- UnB na visão dos alunos atendidos pelo programa. Para isso, foi feito um estudo de caso em duas etapas. Na primeira, foram realizadas entrevistas com cinco alunos e com as quatro assistentes técnicas que fizeram parte da coordenação do programa de 2005 a 2010. Na segunda etapa do trabalho foi feita uma análise documental do programa priorizando o banco de dados dos alunos. Foi constatado que o Programa Brasil Afroatitude contribuiu significativamente, em termos financeiros para a manutenção dos alunos na universidade e foi gerador de diversos ganhos simbólicos. O estudo mostrou ainda, que o Afroatitude- UnB se constituiu em espaço político de enfrentamento ao racismo intra e extramuros universitários, funcionando como um local de acolhida para os alunos que ingressaram na universidade pelo sistema de cotas. Além disso, o programa se configurou como um dos principais fomentadores do processo identitário dos alunos. Um dos maiores méritos do programa foi o fortalecimento da identidade negra. A pesquisa mostrou ainda, que o principal entrave ao programa foi a sua baixa institucionalização. Por fim sinaliza que a não continuidade do programa pode ter sido em função do racismo institucional. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study sought to define the profile and importance of the Brazil Afroatitude Program – UNB from the point of view of the students enrolled in the program. For that, it made a case study in two stages. On the first, interviews were conducted with five students, three technical assistants who were part of coordinating the program from 2005 to 2008, and the current program‘s technical assistant. On the second stage, a documentary analysis of the program took place, prioritizing the database of students. It was noted that the Brazil Program Afroatitude contributed significantly, in terms of financially maintaining students in college; and generated several symbolic gains. It also showed that the Program became a political space to confront intra and extramural students‘ racism, functioning as a welcoming place for students who enrolled in college through the quota system. Furthermore, the program is one of the main promoters of the identity process of the students, one of its greatest merits being the empowerment of black identity. The survey also showed that the main obstacle to the program is its low institutionalization. Finally, it shows that interruption of the program may have been a reflex of institutional racism. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade negra | - |
Título: dc.title | Programa Brasil Afroatitude como estratégia de política sócio-racial inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: