Uma aplicação da teoria de resposta ao Item em um simulado de matemática no modelo ENEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabelo, Mauro Luiz-
Autor(es): dc.creatorTôrres, Frederico Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:41:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:41:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19102-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914815-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.-
Descrição: dc.descriptionA elaboração de simulados é prática comum em escolas que desejam obter bons resultados e aprovar seus alunos nas grandes universidades brasileiras por meio de processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Logo, faz-se necessário que os itens presentes nesses simulados sejam itens de qualidade, isto é, elaborados sob uma série de orientações pedagógicas e que permitam avaliar o desenvolvimento das competências e habilidades de seus alunos. Dessa forma, o trabalho propôs-se a analisar a qualidade dos itens aplicados em um simulado de matemática elaborado no modelo ENEM por uma escola do Distrito Federal. A análise dos itens foi feita utilizando-se a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), com a objetivo de fornecer um feedback aos professores elaboradores e possibilitar a criação de um banco de itens na escola. Concluiu-se que, apesar do descumprimento de algumas regras básicas quanto a elaboração de alguns itens, a maior parte do simulado é composta por itens que discriminam os alunos de alta proficiência dos de baixa proficiência. Há, ainda, itens que, sujeitos a pequenas melhorias, podem vir a compor o banco de itens da escola. Concluiuse, também, que o nível de dificuldade foi considerado elevado, bem acima do que se recomenda, que são níveis de dificuldade dos itens no teste dentro de uma curva normal.-
Descrição: dc.descriptionThe preparation of simulated tests is common practice in schools who wish to have good results and approve their students in major Brazilian universities through selective processes such as the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Therefore, it is necessary that the items present in these simulated tests are quality items, ie, prepared under a series of pedagogical guidelines that allows the evaluation of the development of skills and abilities of their students. Thus, the work aimed to analyze the quality of items applied in a simulated test of mathematics developed in ENEM model by a school at Distrito Federal. The analysis of the items was performed using Classical Theory of Tests (CTT) and Item Response Theory (IRT), with the goal of providing a feedback to the developers teachers and enable the creation of a items bank at school. It was concluded that, despite the failure of some basic rules for the preparation of some items, most of the simulated test consists of items that discriminate against students from high proficiency to low proficiency. There are also items that, subject to minor improvements, are likely to make the school’s items bank. Also, it was concluded that the difficulty level was considered high, well above what is recommended, which are levels of difficulty of the test items within a normal curve.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de resposta ao item (TRI)-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria clássica dos testes (TCT)-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleUma aplicação da teoria de resposta ao Item em um simulado de matemática no modelo ENEM-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.