Pessoalidade e incorporeidade : a pessoa humana e a possibilidade de pessoas não corpóreas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPortugal, Agnaldo Cuoco-
Autor(es): dc.creatorPorto, Welinton Ricardo da Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:41:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:41:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914790-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2023.-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de uma investigação a respeito da pessoalidade, sobretudo da pessoa humana. A ideia defendida é a de que a pessoa humana é uma entidade singular em razão de certas estruturas e propriedades intrínsecas e relacionais, que são inerentes aos organismos humanos. Apresenta-se incialmente um conceito estipulativo de pessoa, extensionalmente adequado e metafisicamente neutro, a fim de não obstruir a discussão ontológica posterior acerca da pessoalidade. A defesa da pessoalidade como um tipo ontológico será construída ao longo da tese, com o envolvimento da rejeição do reducionismo naturalista da pessoa humana a suas estruturas ou funcionalidade biofísicas (Capítulo I); e pelo oferecimento do constitutivismo como alternativa viável ao reducionismo, malgrado as dificuldades advindas dessa empreitada (Capítulo II). A partir disso, buscar-se-á, no terceiro capítulo, uma fundamentação ou base metafísica para a pessoa humana, como uma estratégia satisfatória para resolução de problemas que o reducionismo naturalista ou o constitutivismo não responderam adequadamente. Como encaminhamento final da abordagem metafísica da pessoa, serão apresentadas as teorias de Richard Swinburne (a pessoa como substância mental pura) e de Henrique Vaz (a pessoa como um resultado dialético de estruturas e relações), oferecendo, consequentemente, duas concepções possíveis e razoáveis da singularidade da pessoa humana. Propõe-se que, independentemente de a singularidade da pessoa humana fundamentar-se em uma substância mental pura ou no processo dialético estrutural-relacional, ambas as alternativas não podem renunciar à possibilidade de pessoas incorpóreas existirem, seja em razão da própria natureza metafísica da substância mental pura, ou pela natureza espiritual da pessoa humana.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is about personality, especially the human person. The argument is that the human person is unique because of certain intrinsic and relational structures and properties, which are inherent to human organisms. Firstly, a stipulative concept of person is presented, extensionally adequate and metaphysically neutral, in order not to obstruct a later ontological discussion about personhood. The defense of the uniqueness of the human person will be built throughout the dissertation, involving the rejection of the naturalist reductionism of the human person to its structures or biophysical functionality (Chapter I); and by offering Baker’s constitutionalism as a viable alternative to reductionism, despite the difficulties arising from her endeavor (Chapter II). Secondly, we will seek, in the third chapter, a foundation or metaphysical basis for the human person, as a satisfactory strategy for solving problems that naturalistic reductionism or constitutionalism view did not respond to. Finally, it presents Richard Swinburne’s theory – the person as a pure mental substance – and Henrique Vaz’s account – the person as a dialectical result of structures and relationships – proposal consequently two possible conceptions and persons of the uniqueness of the human person. It is proposed that, regardless of the uniqueness of the human person being grounded in a pure mental substance or in the structural-relational dialectic process, both alternatives cannot renounce to the idea of the possibility of incorporeal persons, either because of the very metaphysical nature of the pure mental substance, or by the spiritual nature of the human person.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Filosofia (ICH FIL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCérebro-
Palavras-chave: dc.subjectEspírito-
Palavras-chave: dc.subjectMente-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da mente-
Título: dc.titlePessoalidade e incorporeidade : a pessoa humana e a possibilidade de pessoas não corpóreas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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