Em meio à travessia... a escrita : leitura, autoria e cronotopias em narrativas estudantis da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

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Autor(es): dc.contributorMata, Anderson Luís Nunes da-
Autor(es): dc.creatorValério, Gleiser Mateus Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48289-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914750-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente tese tem como finalidade analisar de que maneira os processos de aprendizagem (leitura literária e escrita), promovidos pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF), resultam na autoria e na composição de textos literários (narrativas e poemas) estudantis. Para tal, partimos da ideia de protagonismo do professor e do estudante, elemento tão caro ao ensino e já preconizado por teóricos como Paulo Freire. Apesar de se tratar de um concurso bienal, a OLPEF é parte de um projeto ainda maior, Escrevendo o Futuro, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC. A proposta da tese surgiu de experiências pessoais, relacionadas ao desenvolvimento de atividades da OLPEF durante os anos de docência e das reflexões acerca da capacidade do trabalho com o texto literário, em sala de aula, de gerar escritas que se mostraram originais e autorais. Com isso, o corpus da pesquisa é composto pelos Cadernos dos Professores, pelas Coletâneas dos gêneros poema, memória literária e crônica e pelas Coletâneas de Textos Finalistas (entre os anos de 2008 e 2019). Os debates propostos se baseiam na análise de conteúdo, por meio da leitura teórica e analítica da parte didático-pedagógica, e na discussão, com base na teoria literária, dos poemas, das memórias e das crônicas dos estudantes. A princípio, o foco foi as atividades encontradas nos Cadernos do Professor, organizadas em consonância com o conceito de Sequência Didática, proposta desenvolvida pelos autores Dolz e Schneuwly e pelo grupo de estudos da Universidade de Genebra. Com o ensejo de resultar em produções finais, tais Cadernos do professor buscam levar o estudante a criar textos pessoais nos gêneros propostos e no tema: O lugar onde vivo. Dando continuidade, o encontro entre o jovem, em ambiente escolar, e o literário, por meio das coletâneas de autores, resultarão em reverberações que refletem o poder do texto em promover uma resposta que não se limitará a uma mera cópia, mas, sim, em um processo dialógico, intertextual e polifônico, como define Bakthin. A leitura literária, realizada nas salas de aula, gera interpretações que incentivam o desenvolvimento do imaginário do aluno, levando-o a entrar no jogo promovido pelo texto e tornando-o escritor de si e do outro por meio de suas narrativas, tal como definem teóricos como Rouxel, Petit, Zilberman, Lajolo e Iser. A infância, observada como elemento importante para a percepção do mundo, tem uma capacidade transformadora, capaz de gerar reflexões instigantes sobre a relação com o espaço e o tempo. Pensar o estudante envolve um trabalho árduo e um percurso que permeia desde as questões do pensamento às relações com a realidade. Por essa razão, as teorias de Vigotski (2018), tais como a elaboração criadora e a vivência, mostram-se essenciais para perceber como o acúmulo de experiências é essencial para o desenvolvimento da percepção de si e do outro, bem como de sua relação com o meio. A imaginação está presente em todos os âmbitos de nossas vidas, desde as brincadeiras de criança até a fase adulta, da mesma maneira que está nossa aptidão em combinar seus elementos com os da realidade, reelaborando, de maneira criadora, nosso contato com a sociedade. Bakhtin (2018) também questiona essa relação a partir da enunciação, num processo dialógico e cronotópico, de modo que construímos e nos reconstruímos em nossa experimentação da vida por intermédio das construções espaço-temporais. Trazer a voz da criança e do adolescente é valorizar suas perspectivas e colocá-los como agentes da história, não como meros espectadores. Eles estão presentes e agem em todos os espaços existentes, com suas trajetórias e suas concepções, ainda que silenciados por uma realidade adultocêntrica, compreendidos como excluídos de todos os territórios discursivos. Conceitos como os de sequência didática, leitura subjetiva, autoria, espacialidades e trajetórias, meio, vivência e elaboração criadora, cronotopia e Geografia das Infâncias, debatidos nos capítulos da tese, são fundamentais para compreender o processo pedagógico e literário presente nas várias etapas da OLPEF, percurso capaz de resultar em práticas protagonistas docente e discente.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis’s purpose is to analyze how the learning processes (literary reading and writing), promoted by the Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF), result in the authorship and composition of student literary texts (narratives and poems). To achieve this, we start from the idea of the protagonism of the teacher and the student, an element so dear to teaching and already advocated by theorists such as Paulo Freire. Despite being a biennial competition, OLPEF is part of an even larger project, Writing the Future, developed by the Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action – CENPEC. The thesis proposal arose from personal experiences, related to the development of OLPEF activities during the years of teaching and reflections on the capacity of working with literary texts, in the classroom, to generate writings that proved to be original and authorial. Therefore, the research corpus is composed of the Teachers' Notebooks, Collections of poems, literary memory, and chronicle genres, and the Collections of Finalist Texts (between the years 2008 and 2019). The proposed debates are based on content analysis, through theoretical and analytical reading of the didactic-pedagogical part and discussion, based on literary theory, of the students' poems, memories, and chronicles. Initially the focus was the activities found in the Teacher's Notebooks, organized in line with the concept of Didactic Sequence, a proposal developed by the authors Dolz and Schneuwly and the study group at the University of Geneva. With the opportunity to result in final productions, these Teacher's Notebooks seek to encourage the student to create personal texts in the proposed genres and on the theme: The place where I live. Then, the encounter between the young, in a school environment, and the literary, through collections of authors, will result in reverberations that reflect the power of the text in promoting a response that will not be limited to a mere copy, but rather, in a dialogical, intertextual and polyphonic process, as defined by Bakthin. Literary reading, carried out in classrooms, generates interpretations that encourage the development of the student's imagination, leading them to enter the game promoted by the text and making them writers of themselves and others through their narratives, as defined by theorists such as Rouxel, Petit, Zilberman, Lajolo and Iser. Childhood, observed as an important element in the perception of the world, has a transformative capacity, capable of generating thought-provoking reflections on the relationship with space and time. Thinking as a student involves hard work and a journey that goes from questions of thought to relationships with reality. For this reason, Vygotski's theories (2018), such as creative elaboration and experience, are essential to understand how the accumulation of experiences is essential for the development of the perception of self and others, as well as their relationship with the middle. Imagination is present in all areas of our lives, from childhood play to adulthood, in the same way as our ability to combine its elements with those of reality, reworking, in a creative way, our contact with society. Bakhtin (2018) also questions this relationship based on enunciation, in a dialogical and chronotopic process, so that we construct and rebuild ourselves in our experience of life through space-time constructions. Bringing the voice of children and adolescents is valuing their perspectives and placing them as agents of the story, not as mere spectators. They are present and act in all existing spaces, with their trajectories and conceptions, even if silenced by an adult-centric reality, understood as excluded from all discursive territories. Concepts such as didactic sequence, subjective reading, authorship, spatialities and trajectories, environment, experience and creative elaboration, chronotopy and Geography of Childhood, discussed in the chapters of the thesis, are fundamental to understanding the pedagogical and literary process present in the various stages of OLPEF, a path capable of resulting in leading teaching and student practices.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis tiene como objetivo analizar de qué manera los procesos de aprendizaje (lectura literaria y escritura), promovidos por la Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, se traducen en la autoría y composición de textos literarios (narrativas y poemas) estudiantiles. Com este objetivo, partimos de la idea de protagonismo del profesor y del estudiante, elemento fundamental en el proceso de enseñanza y ya preconizado por teóricos como Paulo Freire. Aunque sea un concurso bianual, la OLPEF es parte de un proyecto más amplio, Escrevendo o futuro, desarrollado por el Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC. La propuesta de la tesis surgió de experiencias personales relacionadas con el desarrollo de actividades de la OLPEF, durante los años de docencia, y de reflexiones sobre la capacidad del trabajo con el texto literario en el aula de generar textos/producciones escritas que resultaron ser originales y auténticos. Por lo tanto, el corpus de la investigación está compuesto por los Cuadernos de los Profesores, las Colecciones de los géneros poema, memoria literaria y crónica, y las Colecciones de Textos Finalistas (entre los años 2008 y 2019). Los debates propuestos se basan en el análisis de contenido, a través de la lectura teórica y analítica de la parte didáctico-pedagógica, y en la discusión, basada en la teoría literaria, de los poemas, las memorias y las crónicas de los estudiantes. Inicialmente el foco fue las actividades que componen los Cuadernos del Profesor, organizadas em consonancia con el concepto de Secuencia Didáctica, propuesta desarrollada por los autores Dolz y Schneuwly y por el grupo de estudios de la Universidad de Ginebra. Con el objetivo de generar producciones al final del proceso, estos Cuadernos del profesor buscan guiar al estudiante para crear textos personales en los géneros propuestos y en el tema: El lugar donde vivo. Dando continuidad, el encuentro entre el joven, en el entorno escolar, y lo literario, a través de las colecciones de autores, van a resultar en reverberaciones que reflejan el poder del texto para promover una respuesta que no se limitará a una copia, sino a un proceso dialógico, intertextual y polifónico, según la definición de Bakthin. La lectura literaria, realizada en las aulas, genera interpretaciones que fomentan el desarrollo del imaginario del alumno, llevándolo a hacer parte del juego promovido por el texto y convirtiéndolo en escritor de sí mismo y de los demás a través de sus narrativas, como lo definen teóricos como Rouxel, Petit, Zilberman, Lajolo e Iser. La infancia, observada como un elemento importante en la percepción del mundo, tiene una capacidad transformadora, capaz de generar reflexiones sugerentes sobre la relación con el espacio y el tiempo. Pensar como estudiante implica un arduo trabajo y un recorrido que va desde las cuestiones del pensamiento hasta las relaciones con la realidad. Por ello, las teorías de Vygotski (2018), como la elaboración creativa y la experiencia, son fundamentales para comprender cómo la acumulación de experiencias es fundamental para el desarrollo de la percepción de uno mismo y de los demás, así como su relación con el medio. La imaginación está presente en todos los ámbitos de nuestra vida, desde el juego infantil hasta la edad adulta, del mismo modo que nuestra capacidad de combinar sus elementos con los de la realidad, reelaborando, de forma creativa, nuestro contacto con la sociedad. Bakhtin (2018) también cuestiona esta relación basada en la enunciación, en un proceso dialógico y cronotópico, para que nos construyamos y reconstruyamos en nuestra experiencia de vida a través de construcciones espacio-temporales. Llevar la voz de niños, niñas y adolescentes es valorar sus perspectivas y ubicarlos como agentes de la historia, no como meros espectadores. Están presentes y actúan en todos los espacios existentes, con sus trayectorias y concepciones, aunque silenciadas por una realidad adultocéntrica, entendida como excluida de todo territorio discursivo. Conceptos como secuencia didáctica, lectura subjetiva, autoría, espacialidades y trayectorias, entorno, experiencia y elaboración creativa, cronotopía y Geografía de la Infancia, discutidos en los capítulos de la tesis, son fundamentales para comprender el proceso pedagógico y literario presente en las distintas etapas de OLPEF, un camino capaz de resultar en prácticas docentes y estudiantiles protagonistas.-
Descrição: dc.descriptionLe but de cette thèse est d'analyser comment les processus d'apprentissage (lecture et écriture littéraire), promus par l’Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF), aboutissent à la création et à la composition de textes littéraires des étudiants ( des récits et poèmes). Pour y parvenir, on part de l'idée du protagonisme de l'enseignant et de l'élève, élément si cher à l'enseignement et déjà préconisé par des théoriciens comme Paulo Freire. Bien qu'il s'agisse d'un concours biennal, l'OLPEF fait partie d'un projet encore plus vaste, Escrevendo o Futuro, développé par le Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC. La proposition de la thèse est née des expériences personnelles, liées au développement des activités de l'OLPEF au cours des années d'enseignement et des réflexions sur la capacité de travailler avec des textes littéraires, en classe, de générer des écrits qui se révèlent originaux et créatifs. Ainsi, le corpus de recherche est composé des Cahiers du Professeur, des Recueils des genres poème, mémoire littéraire et chronique et des Recueils de Textes Finalistes (entre les années 2008 et 2019). Les débats proposés sont basés sur l'analyse de contenu, à travers la lecture théorique et analytique de la partie didactique-pédagogique, sur la discussion, selon la théorie littéraire, des poèmes, souvenirs et chroniques des étudiants. Au départ, l'objectif était les activités des Cahiers du professeur, organisées d’après le concept de Séquence Didactique, une proposition développée par les auteurs Dolz et Schneuwly et le groupe d'étude de l'Université de Genève. Pouvant donner lieu à des productions finales, ces Cahiers du Professeur cherchent à inciter l'élève à créer des textes personnels dans les genres proposés et sur le thème : Le lieu où je vis. Tout de suite, la rencontre entre les jeunes, en milieu scolaire, et le littéraire, à travers des recueils d'auteurs, donneront lieu à des réverbérations qui reflètent le pouvoir du texte dans la promotion d'une réponse qui ne se limitera pas à une simple copie, mais plutôt dans un processus dialogique, intertextuel et polyphonique, tel que défini par Bakthin. La lecture littéraire, réalisée en classe, génère des interprétations qui favorisent le développement de l'imagination de l'élève, l'amenant à entrer dans le jeu promu par le texte et faisant de lui écrivain de lui -même et d’autrui à travers leur récits, comme l'ont défini des théoriciens tels que Rouxel, Petit, Zilberman, Lajolo et Iser. L'enfance, considérée comme un élément important dans la perception du monde, a une capacité de transformation, capable de générer des réflexions stimulantes sur le rapport à l'espace et au temps. Penser en tant qu’étudiant implique un travail acharné et un parcours qui va des questions de pensée aux relations avec la réalité. Pour cette raison, les théories de Vygotski (2018), telles que l'élaboration créative et l'expérience, sont essentielles pour comprendre comment l'accumulation d'expériences est essentielle au développement de la perception de soi et des autres, ainsi que de leur relation avec le milieu. L'imagination est présente dans tous les domaines de notre vie, du jeu de l'enfance à l'âge adulte, au même titre que notre capacité à combiner ses éléments avec ceux de la réalité, en retravaillant, de manière créative, notre contact avec la société. Bakhtin (2018) interroge également cette relation basée sur l'énonciation, dans une démarche dialogique et chronotopique, pour que nous nous construisions et nous reconstruisions dans notre expérience de la vie à travers des constructions spatio-temporelles. Faire entendre la voix des enfants et des adolescents, c’est valoriser leurs points de vue et les placer comme agents de l’histoire, et non comme simples spectateurs. Ils sont présents et s’agissent dans tous les espaces existants, avec leurs trajectoires et leurs conceptions, même si réduits au silence par une réalité centrée sur l'adulte, comprise comme exclué de tout territoire discursif. Des concepts tels que la séquence didactique, la lecture subjective, le devenir-auteur des éstudiants, les spatialités et trajectoires, le lieu, l'expérience et l'élaboration créative, la chronotopie et la géographie de l'enfance, abordés dans les chapitres de la thèse, sont fondamentaux pour comprendre le processus pédagogique et littéraire présent dans les différentes étapes de l'OLPEF, un parcours capable d'aboutir à des pratiques des professeurs et des étudiantes protagoniste.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectTextos literários-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria estudantil-
Título: dc.titleEm meio à travessia... a escrita : leitura, autoria e cronotopias em narrativas estudantis da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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