Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristina Castro-Lucas de | - |
Autor(es): dc.creator | Muraro, Leopoldo Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:41:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:41:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34911 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914729 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa as percepções que os atores do Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas - Pesquisador na Empresa (RHAE-PE) do CNPq tiveram sobre inibidores e facilitadores de inovação. A análise foi feita a partir da categorização dos relatórios oficiais do Governo Federal e do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I, que visa a construção de ambientes promotores de inovação e a formação de alianças estratégicas para estimular a criação de produtos, serviços e processos inovadores, bem como a transferência e difusão de tecnologia. Como referencial teórico, foram utilizados conceitos relacionados com inovação e seus tipos, inovação na administração pública e interação governo-universidade-empresa. Trata-se de uma pequisa de natureza empírica, descritiva, longitudinal e de abordagem qualitativa, na qual se buscou captar e descrever em profundidade as percepções dos atores, considerando-se os constructos analisados no período selecionado (2007 a 2013). A partir de uma análise bibliométrica de artigos científicos sobre o modelo da Tríplice Hélice da inovação, foi evidenciada a importância desta pesquisa diante da escassez de trabalhos que abordam o eixo Governo. Os dados secundários foram obtidos por intermédio da categorização de previsões contidas no Marco Legal de CT&I relacionados com o pagamento de bolsas e o estímulo de inovação em empresas, bem como a consolidação dos dados oficiais do Programa, conforme os elementos constituintes dos modelos lógicos. Os dados primários foram coletados em entrevistas realizadas com pesquisadores (bolsistas) e coordenadores (das empresas) e um grupo focal com agentes públicos do CNPq que participaram diretamente do RHAE-PE. Por intermédio da análise de conteúdo, realizou-se a correlação entre os comentários dos atores e os dados secundários categorizados, revelando que há percepção de facilitadores e inibidores de inovação pelos atores do RHAE-PE. O trabalho apresenta a descrição de cada facilitador e inibidor identificado e a consolidação dessas informações. A principal conclusão aponta que, mesmo diante de dificuladades, o investimento feito pelo Governo Federal no pagamento de bolsas para realização de pesquisas em empresas criou ambientes inovadores e gerou inovação. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes the perceptions of organizational actors involved in the Human Resources in Strategic Areas – In Company Research Program (RHAE-PE) of CNPq about innovation inhibitors and facilitators. The analysis’ starting points were official reports from the Brazilian Federal Government and the Legal Framework for Science, Technology and Innovation (STI) in Brazil, that aims to build innovation promoters environments and stablish strategic alliances to stimulate innovative products’ creation, services and processes, as well as technology transfer and diffusion. Theoretical framework covers the concepts of innovation and its categorizations, public administration innovation and the interaction between university, industry and government. In this empirical, descriptive, longitudinal and qualitative research, the main purpose was to capture and descrive the perceptions of organizational actors, considering the constructs analyzed in the selected period (2007 to 2013). A bibliometric analysis of scientific articles on the Triple Helix model of innovation revealed the lack of evidenced on Government contents, reinforcing the importance of this research. Secondary data were obtained from the Legal Framework for Science, Technology and Innovation in Brazil and from informations provided by the Official Program. Primary data were collected in interviews with researchers (scholarship holders) and companys’ coordinators and a focus group with CNPq public agents who participated directly in the RHAE-PE was conducted. Resorting to content analysis, a correlation between the comments of the actors and the categorized secondary data was performed, showing there are perceptions of facilitators and inhibitors of innovation among the RHAE-PE actors. The description of each facilitator and inhibitor identified is provided. As a main conclusion, this study indicates that, even facing difficulties, the investment made by the Brazilian Federal Government in scholarships’ payments for research in companies conduction has created innovative environments and generated innovation. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência, tecnologia e inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação | - |
Título: dc.title | Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil : percepção dos atores do Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas : pesquisador na Empresa (RHAE-PE) do CNPq sobre facilitadores e inibidores de inovação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: