
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Reis Júnior, Dante Flávio da Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Perez Filho, Archimedes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:41:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:41:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5918 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914697 | - |
| Descrição: dc.description | A ciência tem significados variados, da mesma forma como são variadas as interpretações que se dão a sua natureza progressiva. Em seu evoluir, um detalhe que chama a atenção é a aproximação conceitual das disciplinas. Sustentamos que esta aproximação é um vestígio de que elas possuem uma origem comum, a qual favorece que seus objetos sejam visualizados segundo modelos análogos (mas não reducionistas!) do tipo sistêmico. A Geografia é uma disciplina que se serve de modelos explanatórios – de natureza matemática, fisicista e biológica – desde os anos cinqüenta do passado século. E ainda que os geógrafos atuais não considerem mais a relevância da Nova Geografia, entendemos que é esta escola que fincou as estacas para que o acolhimento dos conceitos sistêmicos mais contemporâneos fosse possível. __________________________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ | - |
| Descrição: dc.description | La science a des significations différentes; de la même façon, sont variées les interprétations qu’on donne à sa nature progressive. L’approche conceptuelle des disciplines est un détail remarquable dans l’évolution scientifique. Nous soutenons que cette approche est une trace qui permet de déduire que ces disciplines possèdent une origine commune, laquelle stimule la conception suivante: leurs objets peuvent être vus en tant que modèles analogiques (non réductionistes, néanmoins!) du type systémique. La Géographie est une discipline qui se sert de modèles d’explication – de nature mathématique, physiciste, biologique – depuis les années cinquante du siècle passé. Et même si les géographes d’aujourd’hui ne considèrent plus l’importance de la Nouvelle Géographie, nous la comprenons comme l’École qui a tout à fait favorisé l’accueil des concepts systémiques contemporains. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nova Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
| Título: dc.title | Trajetórias que se perdem e que se reencontram : declaração da existência de uma "Nova Nova Geografia" | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: