Doação privada de campanha : atuação de grupos de interesse junto a parlamentares socialmente conectados

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Autor(es): dc.contributorBugarin, Maurício Soares-
Autor(es): dc.creatorLeite, Andrei Ricardo Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:41:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:41:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914688-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa como grupos de interesse alocam suas contribuições de campanha para candidatos à Câmara dos Deputados considerando que os parlamentares são socialmente conectados. Para tanto, discute-se, primeiramente, a teoria de análise de redes sociais e um modelo de economia política que considera essa conexão social entre os parlamentares. Posteriormente, estruturamos duas redes sociais, uma rede de coautorias e outra de relatorias. Dentre as redes sociais estruturadas, a que demonstrou capturar melhor a relação social existente entre os deputados foi a rede de relatorias. A medida de centralidade de grau ponderada pela força das conexões se destacou por apresentar significância estatística ao nível de 1% na rede de relatorias, além de ter apresentado significância estatística também para a rede de coautorias em alguns modelos. Esse resultado indica que a força da conexão entre os parlamentares é relevante na decisão de alocação de doação privada de campanha por parte dos grupos de interesse. Além da conexão social mensurada pelas medidas de centralidade, duas variáveis se mostraram relevantes na determinação da doação privada de campanha para os candidatos: competição política e polarização. Essas variáveis demonstraram impactar positivamente no total de doação privada recebida pelos candidatos.-
Descrição: dc.descriptionThis paper studies how interest groups allocate campaign contributions when congressmen are connected by social ties. For this purpose, we first discuss the theory of social network analysis and a political economy model that considers this social connection between Congressmen. Then we structured two social networks, a network of co-authorships and another of rapporteurships. Among the structured social networks, the one that demonstrated to better capture the existing social relationship between deputies was the network of rapporteurs. The measure of degree centrality weighted by the strength of the connections stood out for presenting significance at the level of 1% in the reporting network, in addition to being statistically significant also for the co-authoring network in some models. This result indicates that the strength of the connection between parliamentarians is relevant for the interest groups when they decide the allocation of private campaign donations. In addition to the social connection measured by centrality measures, two variables were relevant in determining the private campaign donation for candidates: political competition and polarization. These variables have shown to have a positive impact on the total private donation received by the candidates.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de redes sociais (ARS)-
Palavras-chave: dc.subjectGrupos de interesse-
Palavras-chave: dc.subjectCampanha eleitoral - financiamento - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCandidatos políticos-
Título: dc.titleDoação privada de campanha : atuação de grupos de interesse junto a parlamentares socialmente conectados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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