A banalidade do mal como experiência do professor da Educação de Jovens e Adultos

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Autor(es): dc.contributorSouza, Rodrigo Matos de-
Autor(es): dc.contributormailto:emandofilosofia@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Emando Cassemiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:41:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:41:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44746-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914651-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.-
Descrição: dc.descriptionDiante de um pequeno trajeto histórico arquitetado nos percalços culturais e educativos de saberes sistematizados na sociedade brasileira, demonstramos neste ensaio a propagação da banalidade do mal na Educação de Jovens e Adultos, corroborando suas respectivas consequências no processo de formação continua dos professores. Assim, foi constatado artifícios do mal antropológico promovido pela mimesis das metodologias curriculares, os quais foram caracterizados e desvendados pela reflexão e a conscientização de uma experiência movida por uma concepção travestida de um devir dos processos educativos. Durante o trajeto da pesquisa, diversas questões filosóficas surgiram sobre o desdobramento da historicidade da Educação, sendo pronunciadas por fatores que contribuíam na sua constituição, conservação, reflexão e emancipação. Em nosso ensaio, acolhemos a pesquisa bibliográfica, impulsionada pela experiência empírica e os instrumentos de coleta de dados ficaram com a observação e a própria análise bibliográfica, tendo como abordagem de investigação, o aspecto qualitativo, em seu nível metodológico sendo encontrado no método Critico-dialético. O nível teórico se fundamentou nos fenômenos privilegiados do surgimento destas mazelas dentro da escola, e a defasagem da formação continuada de professores que se metamorfoseavam atrás das experiências. Dessa forma, o professor que conheceu o conhecimento, passou pelo devir, se escondeu na experiência, e agora interpreta a banalidade do mal como fator de formação ou deformação do alunado na continuidade de suas experiências pedagógicas. Em nossa realidade, buscamos soluções elucidativas na clarificação da experiência no saber obscuro e velado, adquirido pelas competências colocadas em prática através das habilidades na construção do alicerce da criatividade respaldada nos saberes necessários para a compreensão do mundo.-
Descrição: dc.descriptionFaced with a small historical path designed in the cultural and educational mishaps of systematized knowledge in Brazilian society, we demonstrate in this essay the propagation of the banality of evil in Educação de Jovens e Adultos, corroborating its respective consequences in the process of continuing teacher education. Consequently, artifices of anthropological destruction were found promoted by the mimesis of curricular methodologies, which were characterized and unveiled by reflection and awareness of an experience driven by a transported conception of becoming of educational processes. During the research, several philosophical questions emerged about the unfolding of the historicity of Education, being pronounced by factors that contributed to its constitution, conservation, reflection, and emancipation. In our essay, we welcome the bibliographic research, driven by empirical experience, and the data collection instruments were left with observation and the bibliographic analysis itself. Taking an investigative approach, the qualitative aspect, in its methodological level is found in the critical-dialectical method. The theoretical level was based on the privileged phenomena of the emergence of this illness within the school, and the lag in the continuing teacher education of teachers who metamorphosed behind the experiences. Therefore, the teacher who met knowledge passed through becoming, hid in experience, and now interprets the banality of evil as a factor in the formation or deformation of students in the continuity of their pedagogical experiences. In our reality, we seek enlightening solutions in clarifying the experience in obscure and veiled knowledge, acquired by the skills put into practice through the skills in building the foundation of creativity supported by the knowledge necessary for understanding the world.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação continuada-
Título: dc.titleA banalidade do mal como experiência do professor da Educação de Jovens e Adultos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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