Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Venturelli, Suzete | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:41:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:41:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914606 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Partimos do pensamento do filósofo alemão de origem sul-coreana, Byung-Chul Han1 (2021), que faz reflexão sobre o tempo em que vivemos quando diz: “com uma certa vertigem, o mundo material, feito de átomos e moléculas, de coisas que podemos tocar e cheirar, está se dissolvendo em um mundo de informação, de não-coisas”. O mundo digital está cada vez mais hibridizado com o que ainda consideramos o mundo real, a ponto de se confundir, tornando a existência cada vez mais intangível e fugaz. Queremos com esse projeto expandir o entendimento sobre como práticas e pensamentos artísticos podem gerar esse diálogo sustentável e inovador, a partir da perspectiva do Sul Global, mais especificamente latinoamericana, promovendo reforma do pensamento sobre os tópicos mencionados. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a influência da cultura digital, da convergência entre arte e tecnologia, e da hibridização entre o mundo material e o mundo da informação na contemporaneidade, promovendo diálogo transdisciplinar, internacional, visando a ampliação do entendimento sobre as implicações da convergência entre tecnologia e cultura. Busca, também, compreender as transformações culturais e as novas noções de conhecimento nesse contexto, explorando as estéticas da era digital e a relação entre humanos, não humanos, e objetos técnicos. Neste projeto, de cunho artístico experimental, estudamos e aplicamos técnicas e teorias ancestrais em conjunto com tecnologias contemporâneas. Por meio de uma densa discussão bibliográfica a respeito da atual era que vivemos, o Antropoceno buscamos criar links com a emergente disciplina Humanidades Digitais e os atuais movimentos sociais originados no ciberespaço. A evolução de objetos técnicos que foram transmutados em inteligência artificial contribuiu para a criação de novas realidades políticas, sociais, econômicas e artísticas. Por meio da criação artística com a técnica de impressão em clorofila e a tecnologia contemporânea de Código QR buscamos, a partir da perspectiva latinoamericana, novos tipos de relação entre arte, tecnologia, inovação, sociedade e natureza que superem a atual polarização progresso versus preservação e tecnologia versus natureza. | - |
Descrição: dc.description | We start from the thoughts of the German philosopher of South Korean origin, Byung-Chul Han (2021), who reflects on the time we live in when he says: “with a certain vertigo, the material world, made of atoms and molecules, of things that we can touching and smelling, is dissolving into a world of information, of non-things.” The digital world is increasingly hybridized with what we still consider the real world, to the point of confusion, making existence increasingly intangible and fleeting. With this project, we want to expand the understanding of how artistic practices and thoughts can generate this sustainable and innovative dialogue, from the perspective of the Global South, more specifically Latin America, promoting thought reform on the topics mentioned. The general objective of this research is to investigate the influence of digital culture, the convergence between art and technology, and the hybridization between the material world and the world of information in contemporary times, promoting transdisciplinary, international dialogue, aiming to expand understanding of the implications of convergence between technology and culture. It also seeks to understand cultural transformations and new notions of knowledge in this context, exploring the aesthetics of the digital era and the relationship between humans, non-humans, and technical objects. In this experimental artistic project, we study and apply ancient techniques and theories together with contemporary technologies. Through a dense bibliographical discussion about the current era we live in, the Anthropocene, we seek to create links with the emerging Digital Humanities discipline and current social movements originating in cyberspace. The evolution of technical objects that were transmuted into artificial intelligence contributed to the creation of new political, social, economic and artistic realities. Through artistic creation with the chlorophyll printing technique and contemporary QR Code technology, we seek, from a Latin American perspective, new types of relationships between art, technology, innovation, society and nature that overcome the current polarization of progress versus preservation and technology versus nature. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciberespaço | - |
Título: dc.title | Humanidades digitais : arte e tecnologia ancestral e contemporânea | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: