A eficácia da realidade virtual como recurso terapêutico em pacientes com doença de Parkinson : overview de revisões sistemáticas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Felipe Augusto dos Santos-
Autor(es): dc.contributorpolianyrocha14@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorRocha, Poliany Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:40:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:40:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914556-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2022.-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A Doença de Parkinson (DP) apresenta repercussões motoras como alterações na marcha e equilíbrio, bradicinesia, tremor e rigidez. A realidade virtual se apresenta como uma alternativa de recurso terapêutico para pessoas com DP, pois traz vantagens econômicas e funcionais, além de associar demandas cognitivas com demandas motoras. Objetivos: O objetivo deste estudo é sintetizar e avaliar sistematicamente as evidências disponíveis em revisões sistemáticas e metanálises publicadas sobre os efeitos de um tratamento com realidade virtual sobre o equilíbrio, marcha e qualidade de vida dos pacientes com DP, comparado a fisioterapia convencional/nenhuma intervenção. Métodos: O estudo foi relatado de acordo com a declaração de Itens de Relatório Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-análise (PRISMA). Foi realizada uma pesquisa ampla em nove bancos de dados eletrônicos: PeDro, PubMed, EMBASE, LILACS, Cochrane, Web of Science, Scielo, CINah e psycINFO. Dois revisores, independentemente, extrairam os dados usando um formulário padronizado e a estratégia de busca incluiu termos relacionados à intervenção, população e ao tipo de estudo (“virtual reality AND Parkinson disease AND systematic review”). Foi avaliada a qualidade metodológica dos estudos incluídos usando o “A Measurement Tool to Assess Systematic Reviews 2” (AMSTAR-2), o “Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation” (GRADE) foi aplicado para avaliação da qualidade da evidência dos estudos incluídos, a avaliação do risco de viés dos estudos incluídos foi realizada usando a ferramenta “Risk Of Bias In Systematic Reviews” (ROBIS). Número de registro PROSPERO: CRD42021238131. Resultados: De acordo com a estratégia de busca foram encontrados 112 artigos, sendo selecionados 9 artigos após exclusão das duplicatas e análise por resumo e texto completo. O AMSTAR-2 mostrou que seis revisões foram classificadas como qualidade muito baixa e três revisões como baixa qualidade. A avaliação do risco de viés com o ROBIS indicou cinco revisões com baixo risco de viés e quatro revisões com alto risco de viés. Por meio da avaliação da qualidade da evidência com o GRADE foram verificados 39 desfechos relacionados à eficácia da realidade virtual em pacientes com DP na marcha, equilibrio e qualidade de vida, sendo 1 desfecho com evidência de alta qualidade, 5 desfechos com moderada qualidade, 18 desfechos com qualidade muito baixa e 15 desfechos como qualidade baixa. Conclusão: A realidade virtual como treinamento para os desfechos de marcha, equilíbrio e qualidade de vida em pacientes com DP, apresentou superioridade quando comparado a fisioterapia convencional/nenhuma intervenção. Contudo as revisões sistemáticas analisadas apresentaram diferenças importantes quanto à qualidade metodológica, risco de viés e qualidade da evidência.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Parkinson's disease (PD) is a neurodegenerative disease that manifests cardinal motor symptoms of bradykinesia, rigidity, resting tremor, and postural instability. Virtual reality (VR) technology, using exergames, has emerged as an alternative and promising therapeutic tool for evaluating and rehabilitating gait and balance impairments in people with PD. Objectives: The aim of this study is to systematically synthesize and evaluate the available evidence found in published systematic reviews and meta-analyses, on the effects of virtual reality treatment on balance, gait and quality of life, compared to conventional physical therapy or no intervention . Methods: This study was reported in accordance with the statement of Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA). A comprehensive search was carried out in nine databases PeDro, PubMed, EMBASE, LILACS, Cochrane, Web of Science, Scielo, CINah and psycINFO. Two reviewers independently extracted data using a standardized forms and the search strategy included terms related to intervention, population and study type (“virtual reality AND Parkinson disease AND systematic review”). The methodological quality of the included studies was evaluated using the “A Measurement Tool to Assess Systematic Reviews 2” (AMSTAR-2). The “Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation” (GRADE) was used to assess the quality of the evidence of the included studies. The risk of bias assessment of the included studies was performed using the “Risk Of Bias In Systematic Reviews” (ROBIS) tool. PROSPERO registration number: CRD42021238131. Results: According to the search strategy, 112 articles were found, 9 articles were selected after exclusion of duplicates and analysis by abstract and full text. AMSTAR-2 showed that six reviews were rated as very low quality and three reviews as low quality. The ROBIS risk of bias assessment indicated five reviews with low risk of bias and four reviews with high risk of bias. By means of the evaluation of the quality of evidence with GRADE, 39 outcomes related to the effectiveness of VR in People with PD in gait, balance and quality of life were verified, with one outcome presenting high quality evidence, 5 outcomes presenting moderate quality, 18 outcomes presenting very low quality and 15 outcomes, low quality. Conclusion: Treatment with VR showed superiority when compared to conventional physical therapy or no intervention for gait, balance and quality of life. However, the systematic reviews analyzed showed important heterogeneity regarding methodological quality, risk of bias and quality of evidence.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Ceilândia (FCE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectParkinson, Doença de-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectMarcha-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Título: dc.titleA eficácia da realidade virtual como recurso terapêutico em pacientes com doença de Parkinson : overview de revisões sistemáticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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