Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBiato, Emília Carvalho Leitão-
Autor(es): dc.creatorCeccim, Ricardo Burg-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Silas Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:40:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:40:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30709-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312017000300013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914553-
Descrição: dc.descriptionO estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.-
Descrição: dc.descriptionThe study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherIMS-UERJ-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPhysis: Revista de Saúde Coletiva - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000300621&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Título: dc.titleProcessos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”-
Título: dc.titleCreation processes in health and health education : a “tympanizing” exercise-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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