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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Schwantes, Cíntia Carla Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | caeiro3@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Celestino, Graciane Cristina Mangueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:40:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:40:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41750 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914508 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi investigar como a obra “O Livro dos Seres Imaginários”, de Jorge Luis Borges, constrói uma estética narrativa permeada por uma episteme própria de leitura, em que são discutidas questões como linguagem, processo de escrita e experiência leitora, pontuada por um narrador alusivo, que se apropria de mitos e narrativas da tradição literária, constituindo uma representação das culturas e sociedades em que foram concebidos. Serão instrumentais para a consecução desse trabalho os conceitos de leitor, mitologia, intertextualidade e apropriação do texto literário. Entre os 116 seres mitológicos contemplados na obra, um corpus de nove seres foi escolhido por razões de escopo do estudo, para serem analisados. O recorte contempla as temáticas da representação da fortuna, espiritualidade, feminino e morte, temas que perpassam qualquer grupo social e que encontram uma representação específica na Argentina do século XX. O aporte teórico foi provido por Tânia Franco Carvalhal, Antonio Candido, Néstor Canclini, Emir Rodriguez Monegal e Annie Rouxel. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work was to investigate how the work O Livro dos Seres Imaginais, by Jorge Luis Borges, builds a narrative aesthetic permeated by its own reading episteme, in which issues such as language, writing process and reading experience are discussed, punctuated by a allusive narrator, who appropriates myths and narratives from the literary tradition, constituting a representation of the cultures and societies in which they were conceived. The concepts of reader, mythology, intertextuality and appropriation of the literary text will be instrumental in achieving this work. Among the 116 mythological beings contemplated in the work, a corpus of nine beings was chosen for reasons of study scope, to be analyzed. The cut includes the themes of the representation of fortune, spirituality, feminine and death, themes that permeate any social group and that find a specific representation in Argentina of the 20th century. The theoretical contribution was provided by Tânia Franco Carvalhal, Antonio Candido, Néstor Canclini, Emir Rodriguez Monegal and Annie Rouxel. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de este trabajo fue indagar cómo la obra O Livro dos Seres Imaginais, de Jorge Luis Borges, construye una estética narrativa permeada por su propia episteme lectora, en la que se discuten temas como el lenguaje, el proceso de escritura y la experiencia lectora, puntuada por un narrador alusivo, que se apropia de mitos y narrativas de la tradición literaria, constituyendo una representación de las culturas y sociedades en las que fueron concebidos. Los conceptos de lector, mitología, intertextualidad y apropiación del texto literario serán fundamentales para lograr este trabajo. Entre los 116 seres mitológicos contemplados en la obra, se eligió un corpus de nueve seres por razones de alcance de estudio, para ser analizados. El corte incluye los temas de la representación de la fortuna, la espiritualidad, lo femenino y la muerte, temas que impregnan cualquier grupo social y que encuentran una representación específica en la Argentina del siglo XX. La contribución teórica estuvo a cargo de Tânia Franco Carvalhal, Antonio Candido, Néstor Canclini, Emir Rodriguez Monegal y Annie Rouxel. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Episteme de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mitologia do imaginário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrador alusivo | - |
Título: dc.title | Mitologias do imaginário em Borges : uma episteme da leitura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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