Desenvolver competências gerenciais garante efetividade de equipes? A troca líder-membro como mediadora

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Autor(es): dc.contributorPuente-Palacios, Katia Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorCôrtes, Marcela Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:40:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:40:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38467-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914497-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019.-
Descrição: dc.descriptionDentre os estudos sobre liderança, a teoria da troca líder-membro (Leader-Member Exchange - LMX) se destaca por tratar o processo de liderança com foco na qualidade da relação entre o líder e o membro da equipe. Todavia, há ainda muito a se avançar na literatura sobre o tema, especialmente considerando os seguintes aspectos: 1) poucos estudos adotam escalas que possibilitem a avaliação multidimensional do construto; 2) o estudo sobre o tema é ainda incipiente no Brasil; 3) faltam estudos que avaliem os efeitos da LMX no nível das equipes; e 4) há déficit de estudos que integrem diferentes teorias de liderança. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o papel da qualidade da relação líder-membro enquanto mediadora entre as competências gerenciais e a efetividade de equipes (desempenho de equipes, intenção de rotatividade e satisfação no trabalho). Para alcançar os objetivos, foram realizadas duas coletas de dados, ambas com desenho transversal. O primeiro, realizado em amostra composta por 363 participantes de organizações públicas, tinha como objetivo verificar evidências de validade dos instrumentos propostos, além de testar as hipóteses em nível individual. O segundo estudo teve como objetivo a testagem do modelo e das hipóteses de pesquisa, no nível coletivo, com dados obtidos de até 71 equipes. Foram aplicadas as seguintes escalas: desenho do trabalho, competências gerenciais, qualidade da relação líder-membro, desempenho de equipes, intenção de rotatividade e satisfação no trabalho. Foi realizada análise de mediação múltipla. A qualidade da relação líder-membro atuou como mediadora da relação entre competências e resultados individuais (satisfação com a chefia e com as promoções) e coletivos (desempenho da equipe, satisfação com chefia, promoções e natureza do trabalho). Os resultados revelam a importância da qualidade das relações entre os líderes e os membros de sua equipe nas organizações. Recomenda-se, portanto, a ampliação do uso da LMX em estudos e diagnósticos organizacionais.-
Descrição: dc.descriptionAmong leadership studies, the Leader-Member Exchange (LMX) theory stands out for addressing the leadership process with a focus on the quality of the relationship between leader and team member. However, there is still much to advance in the literature on the subject, especially considering the following aspects: 1) few studies adopt scales that allow the multidimensional evaluation of the construct; 2) the study on the subject is still incipient in Brazil; 3) there is a lack of studies evaluating the effects of LMX at the team level; and 4) there is a shortage of studies that integrate different leadership theories. Thus, this study aims to evaluate the role of the quality of the leader-member relationship as a mediator between managerial competencies and team effectiveness (team performance, turnover intention and job satisfaction). To achieve the objectives, two cross-sectional studies were conducted. The first, conducted in a sample composed of 363 participants from public organizations, aimed at verifying the evidence of validity of the proposed instruments, in addition to testing the hypotheses at the individual level. The second study aimed to test the model and research hypotheses at the collective level, with data obtained from up to 71 teams. The following scales were applied: work design, managerial competencies, leader-member exchange, team performance, turnover intention and job satisfaction. Multiple mediation analysis was performed. The quality of the leader-member relationship acted as a mediator of the relationship between competencies and individual (satisfaction with supervisor and promotions) and collective outcomes (team performance, satisfaction with supervisor, promotions, and nature of work). The results reveal the importance of the quality of relationships between leaders and their team members in organizations. Therefore, it is recommended to expand the use of LMX in studies and organizational diagnoses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectRotatividade de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho profissional-
Título: dc.titleDesenvolver competências gerenciais garante efetividade de equipes? A troca líder-membro como mediadora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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