Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo César Marques da-
Autor(es): dc.contributorGomes, Juliano de Andrade-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Charles Albert-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:40:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:40:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914456-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO estudo da causa determinante de sinistros de trânsito ocorridos em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa do tipo R-2 deve ser feito segundo um modelo que considere os comportamentos dos condutores quanto às velocidades desenvolvidas e quanto ao tipo de reação prévia à colisão. Tal modelo deve ser fundamentado na física clássica, na psicologia, na epistemologia, no direito penal e nas normas nacionais de trânsito. Após revisão da literatura brasileira, foi possível constatar a inexistência de modelo que possuísse as características desejadas, bem como se verificou que mesmo conceitos fundamentais como causa determinante, fatores contribuintes e acidentes de trânsito precisavam passar por reformulações para darem suporte ao novo modelo. Também foi verificado que os textos consultados recomendam o cálculo da velocidade segundo o método da melhor medida disponível e que tal método não apresenta os intervalos de incertezas e o nível de confiança; para sanar essa fragilidade propõe-se a adoção de métodos que apresentem as incertezas associadas às medidas e aos valores calculados. O estudo da causa determinante não pode prescindir do estudo das velocidades e estas, por sua vez, não podem ser apresentadas como um valor exato e sem intervalo de erros. O modelo aqui proposto inova ao considerar as 16 possibilidades de colisões nos cruzamentos sinalizados com a placa do tipo R-2 e os explica em minúcias, enquanto a metodologia corrente abarca uma única possibilidade (que possui vícios que merecem correções) e é transposta a qualquer configuração em cruzamentos, sejam sinalizados com placas do tipo R-1 ou R-2. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe study of determinant causes of car crashes occurred on orthogonal intersections signalized with the R-2 sign should be done according to a model that considers the behavior, speed and the type of reaction of the drivers prior to the collision. Such model should be based on classical physics, psychology, epistemology, criminal law and national rules of traffic. After the review of Brazilian papers, it was observed a lack of models that possessed the desired features. Furthermore, it was verified that the basic concepts of determinant cause, contributing factors and traffic accidents have to go through reformulations to support the new model. In addition, the texts consulted recommend speed calculation method according to the best available measure and such method does not show the ranges of uncertainty and the confidence level. To rectify this fragility, it is proposed the adoption of methods that present uncertainties associated to measures and values calculated. The study of the determinant causes cannot be done without the study of speeds, which cannot be presented as an exact value, without error gaps. This model innovates when considering the sixteen possibilities of collisions on intersections signalized with the sign of the type R-2 and explains it in detail, while the current methodology includes a single possibility (which has incurable shortcomes) and has been applied to any intersection that is marked with signs of the type R-1 or R-2.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Transportes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de tráfego-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - sinais e sinalização-
Palavras-chave: dc.subjectPerícia (Exame técnico)-
Título: dc.titleEstudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2-
Título: dc.titleStudy of determinant causes of car crash accidents in orthogonal crossings signalized with the R-2 sign-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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