A Dérision Chez Ionesco : antes que a peça termine e a cortina se feche a cantora careca arranca os cabelos para promover a literatura e a educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Carla Cristina Campos Brasil-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:40:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:40:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34695-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914278-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação analisa os diálogos entre o texto literário e a educação, através do estudo do texto teatral La Cantatrice Chauve, obra de Eugène Ionesco, dramaturgo do Teatro do Absurdo. Para ele, suas peças têm como principais reflexões o papel do indivíduo na sociedade, bem como sua insignificância em relação a sua existência. Somos todos coadjuvantes do nosso próprio espetáculo e nada mais trágico que nossa inabilidade de representar nosso próprio papel. O trágico e o cômico se fundem nas obras de Ionesco, em La Cantatrice chauve as risadas abrem o espetáculo e são o enredo para as mais diversas tragédias humanas. Por isso, Ionesco recusa a distinção entre tragédia e comédia, pois, para ele, os dois gêneros se completam. Portanto, analisaremos a concepção da dérision por meio das “farsas trágicas” e “dramas cômicos” no contexto da literatura e da educação. O trabalho com a educação passará pelo texto literário de maneira quase que intrínseca a esta dissertação, uma vez que, nesta perspectiva, a literatura e a educação estarão ligadas por meio da importância do elemento artístico na prática social. Dessa forma, pela educação podemos encontrar elementos que estimulem os leitores para que eles se interessem pelo texto literário. Vale ressaltar, igualmente, o papel da literatura enquanto força de transformação da sociedade. Segundo Todorov (2010), a literatura está em perigo, e a contribuição desta dissertação será uma análise dos elementos estéticos de nossa cantora careca para garantir que apenas ela perca os cabelos, e não a literatura.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the dialogs between the literary text and education through the study of the theatrical text La Cantatrice chauve, written by Eugène Ionesco, dramatist from the Theatre of the Absurd movement. Ionesco’s plays have the purpose of reflect on the individual’s role in society, as well as the insignificance of their existence. We are all supporting actors and actresses of our own play and nothing more tragical than our inaptitude to play our own roles. The tragic and the comic merge together in the Ionesco’s texts and in La Cantatrice chauve the laughs open the theatrical play and are the story to a great variety of human tragedies. As so, Ionesco refuses the distinction between tragedy and comedy, because, for him, those two theater genres complete each other. Therefore, we will analyze the dérision concept through the “tragic comedies” and the “comic tragedies” in the literature and education context. In this dissertation. the education will be part of the literary text in an almost intrinsic way, considering that the literature and education will be connected by the importance of the artistic element of social practices. In this perspective, through education we may find elements that stimulate the readers, so they become interested by the literary text. It should be equally noted the literature role as a force to transform society. According to Todorov (2010), the literature is in danger and this dissertation contribution will be an analysis of the aesthetic elements of our bald soprano to assure that only her loses the hair, and not the literature.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectIonesco, Eugène, 1909-1994 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do Absurdo-
Palavras-chave: dc.subjectTexto teatral-
Título: dc.titleA Dérision Chez Ionesco : antes que a peça termine e a cortina se feche a cantora careca arranca os cabelos para promover a literatura e a educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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