Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação-
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.creatorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marcello José Barbosa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:40:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:40:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50242-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914265-
Descrição: dc.descriptionExplora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Descrição: dc.descriptionCurso de Museologia (FCI-Museologia)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherIbict-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY SA)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Título: dc.titleDelimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.