Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marcello José Barbosa dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:40:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:40:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914265 | - |
Descrição: dc.description | Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Descrição: dc.description | Curso de Museologia (FCI-Museologia) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Ibict | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY SA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Título: dc.title | Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: