Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, José Walter | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Robson Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:40:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:40:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11173 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914252 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2012. | - |
Descrição: dc.description | O estudo que ora se apresenta nesta dissertação coloca-se num campo da pesquisa historiográfica que propõe um diálogo na relação entre o cinema e a história. Influenciado e iluminado por alguns aspectos da filosofia da história de Walter Benjamin, procuro esquadrinhar, nos filmes El compadre Mendoza (1933) e ¡Vámonos con Pancho Villa! (1935), dirigidos pelo cineasta mexicano Fernando de Fuentes, a rememoração da experiência histórica revolucionária dos grupos camponeses zapatistas e villistas. Tomo esses filmes como objeto de análise para neles perscrutar a representação da ideia de revolução mexicana presente nestes grupos, a partir da maneira como o cineasta se apropria, encena e interpreta a rememoração da luta armada e seus desdobramentos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The study here presented is placed in a field of historical research that proposes a dialogue on the relationship between cinema and history. Influenced and illuminated by some aspects of Walter Benjamin‟s philosophy of history, the idea is to scan the recollection of the historical experience of revolutionary zapatistas and villistas peasant groups in the films El compadre Mendoza (1933) and ¡Vamonos con Pancho Villa! (1935), both directed by Mexican filmmaker Fernando de Fuentes. I take these films as an object of analysis to scrutinize within them the representation of this idea of the Mexican revolution in these groups, from the way the filmmaker appropriates, performs and interprets the recollection of the armed struggle and its aftermath. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | México - história - revolução | - |
Título: dc.title | Memórias de outra revolução mexicana : el compadre Mendoza (1933) e ¡Vámonos con pancho villa! (1935) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: