Estado pirata : performance e cidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Maria Beatriz de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maicyra Teles Leão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:40:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:40:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2008-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2676-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914246-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a questão da composição do espaço, a partir das fronteiras e limites com seu entorno, buscando compreender como se configura o espaço da rua e como este se relaciona com o acontecimento efêmero da performance, realçando o aspecto do “estado pirata”, em que o público passante é roubado de sua dimensão cotidiana. Na primeira parte, sobre a cidade, faz um paralelo entre metáforas simples como a casa/rua e espaço público/privado, relacionando-os a filosofias contemporâneas de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, entre outros. Na segunda parte, discorre sobre a utilização do corpo como agente (em ação) para a criação artística partindo de parâmetros da Performance Art. Para isso, utiliza como fonte de análise trabalhos das artistas Marina Abramovic com seu parceiro Ulay e Ana Mendieta. Na terceira parte, aproxima a produção artística ao espaço da rua apresentando alguns trabalhos de intervenção urbana e performance na rua, no Brasil, tecendo considerações sobre a realização desses trabalhos. Por último, faz uma análise sobre os experimentos práticos realizados pela autora durante a pesquisa no mestrado, sendo eles: Casulo, performance coletiva em árvore do espaço público; Experimentos Gramíneos, performance individual baseada na circulação pela rua, onde a performer está vestida com uma roupa construída a partir de grama artificial; e Picola-Psicose Colateral, performance individual em que a performer anda de patins por um espaço comercial da cidade, com o corpo amarrado por fios de silicone e com um picolé de uva no topo da cabeça. Para finalizar, expõe algumas considerações da experiência da performance, no espaço da rua, a partir de suas peculiaridades. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present research accost the question about constitution of the space, starting from the frontiers and the limits with its surroundings, searching for an understanding of how to configure the street space and how it relates to the performance itself, emphasizing the aspect of the “ pirate state”, where the watching crowd is robed of its routine stage. In the first part, about the city, a parallel is created between a simple metaphor like a house/street and a public/private space, relating contemporary philosophies of Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault and others. In the second part, discourses about the use of the body as an agent (in action) for an artistic creation using guidelines from the Performance Art. For that, utilize as a fountain of analytical resource the work of artists like Marina Abramovic and your partner Ulay, and Ana Mendieta. In the third part, bring an artistic production to the street space. Showing some work of urban intervention and street performance, in Brazil, creating considerations about the concretization of these works. At last, analyzing about the practical experiences accomplished by the author during her masters’ research, being: Casulo, collective performance in a tree of a public space; Experimentos Gramíneos, individual performance based on circulating the streets, where the performer was dressed on a clothe built of artificial grass; and Picola-Psicose Colateral, individual performance where the performer roller skates on a public commercial space in the city, with the entire body tied up by silicon strings and a grape ice cream pop on top of the head. To finalize, exhibit some considerations of the performance experience, in the street, from its characteristics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectComposição-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectArtes cênicas-
Título: dc.titleEstado pirata : performance e cidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.