Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yannoulas, Silvia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | isasilva@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Isabela Fernanda Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:40:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:40:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914206 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese apresenta um estudo sobre a intensificação do trabalho docente no âmbito das reformas no Ensino Superior, principalmente ao que tange o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI – Decreto 6.096/07). O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o processo de expansão de vagas e a democratização do acesso ao ensino impactou o trabalho docente. Essa relação foi observada a partir de uma pesquisa na Universidade de Brasília (UnB), submetida a aprovação do Cep-Conep via Plataforma Brasil. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada no ano de 2019, período que antecede a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 24 docentes, das Ciências Exatas, Ciências da Vida, Humanidades, Artes e Letras, entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. Como método que nos ajuda a entender a realidade, utilizamos o materialismo históricodialético. Os resultados gerais da pesquisa apontam que: i) há maior necessidade de responder aos trabalhos administrativos por parte dos docentes; ii) extensa carga de trabalho fora de expediente; iii) produção aligeirada para cumprir exigências; iv) comprometimento da vida social, familiar; v) aprofundamento do individualismo; vi) as mulheres se sentem mais sobrecarregadas; vi) feminização do magistério marcado pela profissionalização docente das mulheres e vii) adoecimento docente com agravos à saúde mental. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This thesis presents a study on the intensification of teaching work within the scope of reforms in Higher Education, especially with regard to the Support Program for Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI – Decree 6096/07). The general objective of this research was to analyze how the process of expansion of vacancies and the democratization of access to education impacted teaching work. This relationship was observed from a survey at the University of Brasília (UnB), submitted for approval by Cep-Conep via Plataforma Brasil. The research took place through interviews, using a semi-structured questionnaire with 24 professors, being these from the Exact Sciences, Life Sciences, Humanities, Arts and Letters. As a method that helps us understand reality, we use dialectical historical materialism. The general results of the research indicate that: i) there is a greater need to respond to administrative work on the part of professors; ii) extensive out-of-hours workload; iii) lightened production to meet requirements; iv) impairment of social and family life; v) deepening of individualism; vi) women feel more burdened; vi) feminization of teaching marked by the professionalization of women in teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão sexual do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) | - |
Título: dc.title | As implicações do REUNI no processo de intensificação do trabalho docente na Educação Superior : a experiência da Universidade de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: