Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Simeão, Elmira | - |
Autor(es): dc.creator | Suaiden, Emir José | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Denise Bacellar | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Lídia | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Fabiane Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Francisco Rafael Amorim dos | - |
Autor(es): dc.creator | Nasser, Jane | - |
Autor(es): dc.creator | Teotônio, Mara Karoline Lins | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rafael Barcelos | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Valéria Canto | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Mônica Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:39:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:39:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914173 | - |
Descrição: dc.description | Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. | - |
Descrição: dc.description | Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Título: dc.title | Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: