Governança digital : mensuração em websites de universidades nacionais e internacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Marina Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Eronides Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:39:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:39:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35572-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914159-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA ascensão das Tecnologias da Informação e Comunicação no início deste século XXI possibilitou que os órgãos públicos evoluíssem em relação a sua interação com a sociedade. Este fenômeno pode ser entendido, na atualidade, como governança digital. Neste cenário, esta pesquisa possui o objetivo de analisar como governança digital se comporta em 100 universidades, sendo 50 brasileiras e 50 internacionais. Para isto, foi utilizada uma escala em governança digital que é o modelo teórico proposto. Esta escala é uma adaptação da escala de Mello e Slomski (2010) intitulada “Índice de governança eletrônica dos estados Brasileiros (2009): no âmbito do poder executivo.”. Como complemento a escala, utilizou-se também a legislação nacional pertinente a governança digital no poder executivo federal. Para obter a confiabilidade necessária dos itens da escala, foi empregado o método Coeficiente de Validade de Conteúdo, análise por juízes, antes da aplicação da escala nos websites das universidades. O método adotado para o tratamento das informações coletadas baseou-se, primeiramente, no teste de correlações das dimensões identificadas, com o objetivo de testar a força do modelo teórico proposto. Posteriormente, ocorreu o cálculo para os scores individuais que cada universidade obteve, resultando em um ranking geral para as universidades nacionais e outro para as internacionais, além de rankings por dimensões comparando estes dois grupos de universidades. Como resultado a pesquisa indicou que o nível de atendimento as boas práticas de governança digital nas universidades nacionais ficaram em 60,72% e as internacionais com 47,8%. Para os dois grupos de universidades a dimensão Acesso à Informação foi o que obteve o maior desempenho. Entretanto, a dimensão Serviços em Meio Digital foi que o atingiu o pior desempenho, com atendimento de 40,33% paras nacionais e somente 12% paras internacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe rise of Information and Communication Technologies at the beginning of this 21st century made it possible for public bodies to evolve in relation to their interaction with society. This phenomenon can be understood today as digital governance. In this scenario, this research aims to analyze how digital governance behaves in 100 universities, of which 50 are Brazilian and 50 are international. For this, a scale was used in digital governance that is the proposed theoretical model. This scale is an adaptation of the scale of Mello and Slomski (2010) titled "Eletronic governance index of brazilian states (2009): Within the executive branch." As a complement to the scale, the national legislation relevant to digital governance in the federal executive branch was also used. In order to obtain the necessary reliability of the scale items, the Validity Content Coefficient method was used by the judges before applying the scale on university websites. The method adopted for the treatment of the information collected was based on the correlation test of the identified factors, in order to test the strength of the proposed theoretical model. Subsequently, the calculation for the individual scores obtained by each university resulted in a general ranking for the national universities and another for the international ones, as well as rankings by factors comparing these two groups of universities. As a result, the research indicated that the level of compliance with good practices of digital governance in national universities was 60.72% and international level with 47.8%. For the two groups of universities the factor Access to Information was the one that obtained the highest performance. However, the factor in Services in Digital Media was that it reached the worst performance, with attendance of 40.33% national and only 12% international.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e da comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança digital-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades-
Palavras-chave: dc.subjectPoder Executivo-
Palavras-chave: dc.subjectWebsites-
Título: dc.titleGovernança digital : mensuração em websites de universidades nacionais e internacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.