
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chatelard, Daniela Scheinkman | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Marcelo Pio da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:39:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:39:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13717 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/914059 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012. | - |
| Descrição: dc.description | Esta tese defende a ideia de que a psicanálise com crianças, a partir de seu arcabouço teórico e de suas intervenções clínicas, opera a instalação do fantasma fundamental proposto por Lacan, levando a criança rumo à normalidade psíquica tal como Freud a concebe. Operações como recalque, alienação e separação, instaladas ao longo do processo de estruturação do sujeito pela linguagem, são responsáveis pela determinação do sujeito frente ao enigma do desejo do Outro e encontram na fantasia, decorrente da existência do fantasma, uma ficção sobre esta pergunta. A instalação do Outro, como lugar de encontro da linguagem com o organismo neonatal, e a posição de objeto causa de desejo, pequeno a, são lugares possíveis para o analista na condução das análises das crianças com transtornos no processo de estruturação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This thesis defends the idea that psychoanalysis with children, based on its theoretical framework and its clinical interventions, brings about the installation of the fundamental phantasm proposed by Lacan, taking the child to psychological normality as conceived by Freud. Operations such as compression, alienation and separation, when they install themselves during the process of the subject's structuring by language, are responsible for the determination of the subject vis à vis the enigma of the desire for the Other and find in phantasy, as a consequence of the existence of the phantasm, a fiction about this question. The installation of the Other, as the meeting point of the language with the neo-natal organism, and the position of the object that causes desire, small a, are possible places for the analyst in conducting analyses of children with disturbances in their structuration process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Complexo de Édipo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fantasia | - |
| Título: dc.title | Psicanálise com crianças : rumo ao fantasma : do outro ao a | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: