Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Janaína de Aquino | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Ariane Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:39:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:39:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913998 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo investigar como a representação histórica do Brasil presente em textos multimodais de livros didáticos de ensino de português brasileiro como língua adicional, doravante PBLA, pode estar construída em uma perspectiva colonial. Uma vez que os livros didáticos de ensino de línguas exercem papel fundamental na apresentação da percepção de mundo da língua que apresenta, faz-se necessário desenvolver pesquisas voltadas para reafirmação de possíveis relações de poder de forma a reforçar estereótipos, preconceitos e discriminações. Para introduzir esta investigação, apresenta-se brevemente a contextualização do campo de ensino de português brasileiro como língua adicional e do livro didático utilizado nesta esfera e aborda-se, posteriormente, os aspectos relacionados à colonialidade e aos estudos decoloniais. Para fundamentar esta pesquisa, tomou-se como base os pressupostos teórico-metodológicos da Multimodalidade (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006), da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016; RESENDE e RAMALHO, 2019) e da Representação de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997). No que concerne ao percurso metodológico, analisa-se a construção multimodal e discursiva dos textos que tratam da história brasileira de forma a perceber como os desdobramentos do colonialismo como forma de dominação política e econômica reverbera-se, por meio da colonialidade (QUIJANO, 1992, 2005, 2009; SANTOS e MENEZES, 2009), nos materiais didáticos dedicados ao campo de ensino de português brasileiro como língua adicional. Sendo assim, o corpus de pesquisa é formado por cinco textos multimodais dispostos em livros didáticos de PBLA analisados a partir da ancoragem nas categorias analíticas da Gramática do Design Visual - GDV, da Análise de Discurso Crítica - ADC e da Representação de Atores Sociais. Ademais, a análise discursivo-multimodal indicou que a narrativa histórica sobre o Brasil construída nos textos multimodais tende a enfatizar a figura do colonizador e o momento do ‘descobrimento’ como desdobramentos fundamentais para o reconhecimento do território brasileiro de modo a reafirmar a hegemonia europeia e a reforçar uma perspectiva colonial. | - |
Descrição: dc.description | The present academic work aims to investigate how the historical representation of Brazil present in multimodal texts of textbooks for teaching Brazilian Portuguese as an additional language may be constructed from a colonial perspective. Since language textbooks play a fundamental role in presenting the perception of the world in their language, it is necessary to develop research aimed at proving possible power relations that reinforce stereotypes, prejudices, and discrimination. To introduce this investigation, the study briefly presents the contextualization of the teaching field of Brazilian Portuguese as an additional language and the textbook used in this field, and, then, discusses aspects related to coloniality and decolonial studies. This research is based on the theoretical-methodological assumptions of Multimodality (KRESS and VAN LEEUWEN, 2006), Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016; RESENDE and RAMALHO, 2019), and Representation of Social Actors (VAN LEEUWEN, 1997). Regarding the methodological approach, the multimodal and discursive construction of texts dealing with Brazilian history is analyzed in order to perceive how the unfolding of colonialism as a form of political and economic domination reverberates through coloniality (QUIJANO, 1992, 2005, 2009; SANTOS and MENEZES, 2009) in didactic materials dedicated to the field of teaching Brazilian Portuguese as an additional language. Therefore, the research corpus is formed by five multimodal texts present in BPAL textbooks that were analyzed from the analytical categories of The Grammar of Visual Design (GVD), Critical Discourse Analysis (CDA), and Representation of Social Actors. Furthermore, the discursive and multimodal analysis indicated that the historical narrative about Brazil constructed in the multimodal texts tends to emphasize the figure of the colonizer and the moment of 'discovery' as fundamental for the recognition of the Brazilian territory in order to reaffirm the European hegemony and to reinforce a colonial perspective. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Linguística | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise crítica do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atores sociais | - |
Título: dc.title | Da história brasileira : uma análise discursiva multimodal em livros didáticos de ensino de português brasileiro como língua adicional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: