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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Diniz, Noris Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Baptista, Gustavo Macedo de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Fausto Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:39:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:39:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913926 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012. | - |
Descrição: dc.description | O projeto do trem de alta velocidade a ser construído no Brasil ligará a cidade de Campinas, no estado de São Paulo, à cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma obra linear inédita no país, que passará por tipos de terrenos diversos enfrentando condições adversas distintas. Este trabalho propõe um mapeamento de risco de deslizamentos na região do trecho 4 do traçado inicial, próximo à cidade de Itatiaia no interior do estado do Rio de Janeiro. As cicatrizes de deslizamento foram inventariadas por meio de fotointerpretação. Mapas temáticos da região com dados de pedologia, geomorfologia, uso e cobertura do solo, litologia, hipsometria e unidades geológico-geotécnicas no buffer de 2 km, foram utilizados como dados para a álgebra de mapas que resultou nos mapas de risco e de perigo do trecho avaliado. Os resultados apontaram a existência de risco alto à ocorrência de deslizamentos em quase todo o trecho 4. Esse fato aponta para a necessidade de uma avaliação geotécnica muito cuidadosa das condições geológicas das encostas que sofrerão intervenções durante a obra de engenharia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The design of high speed train to be built in Brazil will connect the Campinas city in São Paulo to Rio de Janeiro city. It is a linear work unprecedented in the Country, wich will go through various types of land experiencing different conditions. This job presents a risk mapping of landslides in the region of the fourth section of the planning route, on a region near the city of Itatiaia in Rio de Janeiro. Landslides were inventoried by meas of photointerpretation. Thematic maps of the region with data from pedology, geomorphology, land use an land cover, lithology, hypsometry and geological/geotechnical units on a 2km buffer were used for the map algebra wich generates the risk and hazard maps. The results indicate the existence of high risk to the ocurrence of landslides in almost section four showing the need of a very thorough geotechnical evaluation of the slopes geological conditions that will suffer interventions during engineering work. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geomorfologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tálus (Geologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensoriamento remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geologia - avaliação de riscos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos gravitacionais de massa | - |
Título: dc.title | Análise de perigo de movimentos gravitacionais de massa do Tálus do maciço de Itatiaia associado à implantação de trem de alta velocidade : TAV Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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