A base triádica da obra de arte literária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, João-
Autor(es): dc.creatorMejia Trujillo, Albeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:39:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:39:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913889-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.-
Descrição: dc.descriptionA tese da tríade fundante da obra de arte literária começa a ser desenvolvida expondo o discurso literário, em alguns de seus aspectos, focalizando a complexidade como um dos principais elementos constitutivos da natureza da obra literária. A noção de complexidade, aqui trabalhada, não acompanha os chamados paradigmas complexos desenvolvidos por Edgar Morin, mas é definida como um conjunto de elementos interagindo simultaneamente no interior da obra. A idéia de natureza complexa da obra literária funda-se na pluralidade de elementos que integram o fenômeno literário como são: as perspectivas de análise, aspectos espaço-temporais, elementos essenciais à constituição da obra como autor, artefato e leitor etc. Aos elementos indicados como constitutivos da natureza complexa da obra literária, acrescenta-se o tripé em que se alicerça o processo de criação e existência literária que é composto pela estética, epistemologia e ética. A definição desse tripé como base genética da obra literária constitui o objeto desta tese em que se trabalha o conceito de estética como sendo uma verdade ontológica que desvenda os mundos possíveis à existência humana, numa linguagem que nem a filosofia nem a ciência conseguem desvendar. Desconsidera-se aqui a noção de estética como ciência do belo. A epistemologia como base da obra literária não equivale à teoria do conhecimento desenvolvida pela filosofia, nem à descrição dos processos psicológicos de desenvolvimento cognitivo, mas segue-se uma linha de raciocínio que se fundamenta na linguagem como estrutura que expressa saberes socialmente acumulados. As epistemes que a linguagem literária transmite se diferenciam de outras ordens de saber por não dependerem de espaços e tempos definidos e pela abertura de significação. A respeito da base ética da obra literária trabalha-se o fato desta não fixar leis nem modos de comportamento como sendo certos ou errados, mas caracteriza-se a ética, ao nível da obra literária, como expressão das manifestações interiores que desvendam o mais profundo universo humano. Em cada um dos cinco capítulos em que se estrutura a tese são referenciadas teorias e obras literárias que servem de sustentáculo para a composição da tese. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe thesis of the triad basis of the literary work starts to be developed by displaying the literary speech, in some of its aspects, focusing the complexity as one of the main constituent elements of the literary work nature. The notion of complexity worked here does not follow what is called complex paradigms developed by Edgar Morin, but it is defined as a set of elements interacting simultaneously inside the literary work. The idea of complex nature of the literary work is established in the plurality of elements that integrate the literary phenomenon as they are: the analysis perspectives, the space-temporary aspects, essential elements to the constitution of the literary work, such as author, device and reader etc. To the indicated elements as constituent of the complex nature of the literary composition, it is added the tripod, which founds the process of creation and literary existence and that is composed of the esthetic, epistemology and ethics. The definition of this tripod as genetic base of the literary composition constitutes the object of this thesis, which studies the concept of esthetic works as an ontological truth that unmasks the possible worlds to the human being existence, in a language that nor philosophy, nor science can unmask. The notion of esthetic as the science of the beauty is not followed here. The epistemology as base of the literary composition is not equivalent to the theory of the knowledge developed by the philosophy, nor to the description of the psychological processes of cognitive development, but it is followed a thought which bases on the language as a structure that expresses accumulated socially knowledge. The learning that literary language transmits differentiates of other knowledge because they do not depend on definite space and time and because of the opening of the signification. Regarding the ethical basis of the literary composition, it is presented the fact of this work do not follow any laws nor behavior ways as right or wrong, but it is characterized the ethics at the level of the literary composition, as expression of the interior manifestations that unmask the deepest human universe. In each one of the five chapters, how is the thesis structured, there are appointed theories and literary compositions that serve of support for the construction of the thesis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - estética-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do conhecimento-
Título: dc.titleA base triádica da obra de arte literária-
Título: dc.titleThe triad basis of the literary work-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.