Espaço público, arte e educação social : o Eixo Monumental de Brasília

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Ana Elisabete de Almeida-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Verônica Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:39:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:39:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18792-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.18792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913884-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO contexto que envolve esta pesquisa pode ser percebido, nas relações estabelecidas entre Espaço Público, Educação e Arte ao longo da historia. Parte do pressuposto de que a experiência estética, propiciada pela Arte e associada à vivência social, proporcionada pelo Espaço Público, contribuem para a Educação Social. Nessa perspectiva surgem as questões: Até que ponto a Arte em Espaço Público pode ser entendida como um caminho para a Educação Social se tornar mais real e efetiva? Como se dá esta tripla relação – Espaço Público/Arte/Educação Social – em Brasília? A fim de respondê-las, a investigação se dá por meio da leitura analítica do texto curatorial, do texto de artista e do texto normativo da Educação Social no Brasil. Assim, de um lado, são analisados textos de artistas e de curadores referentes às intervenções de Arte em Espaço Público, ocorridas no Eixo Monumental de Brasília e vinculadas à instituição Fundação Nacional de Arte – Funarte, entre os anos 1980 e 2014. De outro lado, são estudados documentos referentes à Educação Social no Brasil a fim de proceder à investigação da afinidade. Acredita-se que os textos refletem, a partir dos termos que apresentam, momentos importantes desde a elaboração até a realização de ações de Arte em Espaço Público ou de Educação Social, tornando visível a repercussão destas no mundo, e consequentemente, revelando a afinidade de seus propósitos e efeitos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Brasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasília (DF) - espaços públicos - conduta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação social-
Palavras-chave: dc.subjectFundação Nacional de Arte-
Título: dc.titleEspaço público, arte e educação social : o Eixo Monumental de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.