Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Sérgio Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Cruzeiro, Roseane Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:39:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:39:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34519 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913873 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a formação de oboístas em Brasília por meio das duas instituições de ensino formal de música da cidade: Escola de Música de Brasília - CEP/EMB e Universidade de Brasília - UnB. O recorte é feito ao longo do período que se estende de 1967 a 2017, marcos da primeira iniciativa de ensino do instrumento com o professor Sebastião Gomes e da última graduação em oboé pela UnB, do aluno Thiago Rocha. É apresentado histórico do contexto da inauguração da cidade bem como do surgimento das instituições acima citadas. Cláudio Santoro e Levino de Alcântara terão suas trajetórias profissionais abordadas, visto serem personalidades importantes para a constituição do Departamento de Música da UnB e do CEP/Escola de Música de Brasília, localidades fundamentais no ensino de oboé na cidade. Parte substancial do trabalho ressalta a atuação do oboísta Václav Vinecký, que estabeleceu o ensino de oboé em Brasília como professor da UnB, e posteriormente se tornou referência como membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro - OSTNCS. Além do levantamento das características e especificidades da transmissão e assimilação de mestria e competência nos ocuparemos ainda em levantar os dados referentes a imersão do corpo discente nas atividades profissionais em que o oboé se faz presente. | - |
Descrição: dc.description | The general objective of this research is to explore the formation of oboists occurring in Brasilia through the two formal music education institutions in the city: Brasilia School of Music - CEP / EMB and Brasilia University - UnB. The focus is applied to the period from 1967 to 2017, beginning with the first efforts of oboe instruction with professor Sebastião Gomes through the last UnB oboe graduate, Thiago Rocha. It includes a historical inusion of the city’s inauguration as well as the emergence of the aforementioned institutions. The professional trajectory of Cláudio Santoro and Levino de Alcântara will be addressed since they are important personalities for the creation of the Music Department of UnB and of the CEP / Brasilia School of Music, both locations being central to the teaching of oboe in the city. A substantial part of the work highlights the work of oboist Václav Vinecký, who established oboe teaching in Brasília as a UnB professor, and later became a reference as a founding member of the National Cláudio Santoro Theater Symphonic Orchestra. In addition to the survey of the characteristics and specificities of the performance and assimilation of mastery and competence, we will also present the data concerning immersion of the student body in the professional activities in which the oboe is present. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Músicos - formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oboé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Músicos brasileiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música instrumental | - |
Título: dc.title | A formação de oboístas em Brasília : um levantamento histórico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: