Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sá, Carmen Silvia da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Wildson Luiz Pereira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:39:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:39:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30749 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226917 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913840 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na investigação de um curso de licenciatura em química de uma universidade pública. Foram utilizados referenciais teóricos sobre profissionalização docente, identidade e currículo, particularmente dos estudos culturais e da abordagem sociológica. A metodologia, de cunho qualitativo, baseia-se na análise textual discursiva dos dados obtidos por meio de questionários aplicados a 71 licenciandos e entrevistas realizadas com 6 licenciandos e com 6 egressos do curso. Os resultados indicaram que o currículo ativo do curso induz a sua profissionalização para a pesquisa na área específica de química (caráter bacharelizante). Conclui-se a necessidade de os formadores atuarem adotando práticas curriculares que rompam com modelos de formação que privilegiem a formação do profissional químico em detrimento da formação do professor de química para os jovens, uma atividade considerada de pouca importância para muitos deles. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this article is to present the results obtained in the investigation of a chemistry degree course at a public university. Theoretical references on teacher professionalization, identity and curriculum were used, particularly cultural studies and sociological approach. The qualitative methodology is based on the discursive textual analysis of data collected through 71 questionnaires applied to teacher-training undergraduate students and interviews with six of them, plus with six graduated chemistry teachers. The analysis suggests that the course's current curriculum induces professionalization aimed to research in chemistry (bachelor's profile). It concludes that the professors have to change their practices in order to break the current model, which devalues the professional training aimed to chemistry teaching for youth, an activity that is considered of less importance to many of them. | - |
Descrição: dc.description | El propósito de este artículo es presentar los resultados obtenidos en la investigación de un curso de formación de maestros en ciencias químicas en una universidad pública. Fueron utilizadas referencias teóricas acerca de la profesionalización docente, identidad y currículo, particularmente los estudios culturales y el abordaje sociológico. La metodología de carácter cualitativo se basa en el análisis de cuestionarios aplicados a 71 licenciandos y entrevistas con seis licenciandos y seis graduados a través del análisis textual del discurso de los datos obtenidos. Los resultados indicaron que el currículo actual del curso conduce a la profesionalización para la investigación específica en ciencias química. Se concluye que los profesores tendrán que cambiar sus prácticas con el fin de romper el modelo de formación que devalúa la profesionalización para la enseñanza de química para los jóvenes, una actividad considerada de poca importancia para muchos de ellos. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Química (IQ) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Educação - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200315&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de química | - |
Título: dc.title | Constituição de identidades em um curso de licenciatura em química | - |
Título: dc.title | Construction of identities in a teacher training course in chemistry | - |
Título: dc.title | La construcción de identidades en un curso de formación de maestros en ciencias químicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: