Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Medeiros Neto, Benedito | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:39:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:39:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12786 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913777 | - |
Descrição: dc.description | O governo brasileiro vem sofrendo constantes críticas relativas à questão da inclusão digital pela falta das ações permanentes para fazer frente à exclusão existente. O presente estudo pretende avaliar a apropriação da tecnologia com base no uso de computadores e no acesso à informação por meio da internet por usuários dos Telecentros e Laboratórios de Informática de escolas públicas, promovido ou implementado conforme as políticas públicas. Compreende uma mostra de usuários dos 3.570 Pontos do Programa Gesac em todo o Brasil, que ofereceram ações de alfabetização digital entre 2006 e 2008. Os 9.224 usuários da amostra eram considerados incluídos digitalmente. Escolaridade, idade, renda familiar e acesso às TICs foram determinantes para a apropriação da tecnologia e acesso à informação. O acesso à internet foi considerado lento ou muito lento por 60% dos usuários dos telecentros e das escolas, sendo estes os principais pontos de acesso para o aprendizado, a comunicação virtual e o lazer. O uso da internet foi relatado por 91% dos usuários com nível superior incompleto e por 88,5% na faixa de 25 a 34 anos. Quanto à localização e acesso da informação pelo usuário, os sites de relacionamentos e mensageiros eletrônicos tiveram maior procura pelos mais jovens, sendo que 64% dos usuários estavam na faixa etária de 16 a 24 anos. Interesse em desenvolver trabalhos escolares foi referido por 65% dos usuários, em todas as faixas etárias, com comportamento semelhante nos diferentes graus de instrução. O estudo buscou avaliar os resultados da inclusão e a construção de indicadores que melhor representam a apropriação dos usuários após processo de inclusão digital. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The Brazilian government has suffered constant criticism related to digital inclusion due to lack of permanent actions to cope with existing exclusion. This study aims to evaluate the appropriation of technology based on the use of computers and access to information through internet by users of Telecenters and public school Computer Labs, promoted or implemented through public policies. A sample of users of 3,570 Gesac points who participated in some digital literacy from 2006 to 2008 was selected. The 9,224 users sampled were considered digitally included. Education, age, family income and access to ICTs were identifi ed as key factors in the appropriation of technology and access to information. Internet access was considered slow or very slow for 60% of users of Telecenters and school labs, which were the main points of access to learning, virtual communication and leisure. The use of internet was reported by 91% of users with incomplete college degree, and by 88,5% of users aged 25-34. In relation to locating and accessing information, the networking sites and electronic messengers had increased demand among the youngest, once 64% of users aged 16 to 24. Interest in developing schoolwork was reported by 65% of users in all age group and education levels. This study was intended to evaluate the results from de information inclusion and the construction of indicators to represent the development of the users in the process of digital inclusion. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Inclusão Social - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte:http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/index. Acesso em: 12 abr. 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Título: dc.title | Uso da tecnologia e acesso à informação pelos usuários do programa Gesac e de ações de inclusão digital do governo brasileiro | - |
Título: dc.title | The use of technology and access to information by users of Gesac and digital inclusion actions of the Brazilian Government | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: