Análise do Desempenho Financeiro das Concessões Aeroportuárias Brasileiras : os casos de Brasília, Guarulhos e Galeão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Carlos Henrique Marques da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruno Arruda da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:38:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:38:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42258-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913696-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEm 2008, por meio do Decreto No. 6.373/2008, o Governo Federal do Brasil deu início ao processo de concessão de aeroportos brasileiros para a iniciativa privada. Tal medida ocorreu ao incluir o Aeroporto greenfield de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, no Programa Nacional de Desestatização, que serviu como um projeto-piloto para as demais desestatizações de infraestruturas aeroportuárias que viriam a acontecer mais tarde em sua esteira. Este trabalho de dissertação de mestrado em Transportes tem como objetivo investigar a saúde financeira das concessões dos aeroportos brasileiros em andamento, com interesse no Aeroporto Internacional de Brasília e no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, concedidos na 2a rodada de concessões aeroportuárias em 2012, e no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, concedido na 3a rodada de concessões aeroportuárias em 2013. Estes aeroportos foram escolhidos para o estudo por já contarem com um período de tempo razoável de operação no regime de concessão, o que possibilita uma análise mais coerente e aprofundada. Além disso, são concessões que ainda estão ativas, ao contrário do próprio Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, concedido na 1a rodada de concessões aeroportuárias, e do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas- SP, também concedido na 2a rodada de concessões aeroportuárias em 2012, que se encontram atualmente em processo de relicitação junto à ANAC. A concessão aeroportuária é vista neste estudo como uma empresa-projeto, com início, meio e fim. A saúde financeira dos aeroportos é medida por meio de um índice de desempenho financeiro, derivado da definição de lucro anual líquido da Engenharia Econômica. Concluiu-se que os resultados financeiros líquidos anuais dos aeroportos obtidos até o momento foram insatisfatórios e insuficientes para cobrir os valores de outorga e de investimento a serem pagos durante as concessões.-
Descrição: dc.descriptionIn 2008, through Decree No. 6,373/2008, the Federal Government of Brazil started the process of concession of Brazilian airport to the private sector. Such measure occurred by including the greenfield airport of São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte state, in the National Privatization Program, which served as a pilot-project for other privatization of airport infrastructure that would take place later. This master’s thesis in Transportation aims to investigate the financial health of the in-progress Brazilian airport concessions, with focus in Brasília International Airport and São Paulo-Guarulhos International Airport, granted in the 2nd round of airport concessions in 2012, and in Rio de Janeiro-Galeão International Airport, granted in the 3rd round of airport concessions in 2013. These airports were chosen for the study because they already have a reasonable period of operation under the concession regime, which allows more coherent, further analysis. Moreover, these are the concessions that still are active, unlike the São Gonçalo do Amarante Airport itself, granted in the 1st round of airport concessions, and the Viracopos International Airport, Campinas-SP, also granted in the 2nd round of airport concessions in 2012, which are in process of re-bidding at ANAC. The airport concessions is considered in this study as a project-company, with beginning, middle and end. The airport financial health is measured by a financial performance index, derived from the Economic Engineering’s definition of net annual profit. It was found that the airports’ annual net financial results obtained so far were unsatisfactory and insufficient to cover the concession and investment values yet to be paid during the concessions.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Transportes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectConcessão de aeroportos-
Palavras-chave: dc.subjectFinanciamento de transportes-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde financeira-
Palavras-chave: dc.subjectÍndice de desempenho financeiro-
Título: dc.titleAnálise do Desempenho Financeiro das Concessões Aeroportuárias Brasileiras : os casos de Brasília, Guarulhos e Galeão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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