Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silvino, Alexandre Magno Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Abrahão, Júlia Issy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:38:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:38:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8038 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482003000200002 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913680 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo, de cunho teórico, articula, apoiado no referencial da Ergonomia Cognitiva os critérios de usabilidade, e sua pertinência na avaliação de sistemas informatizados em rede, como uma das perspectivas possíveis para minimizar a exclusão digital. Nesse sentido, aponta novos elementos a serem agregados conceitualmente na construção ou avaliação de websites, tais como o conceito de competência para ação – apreendida pela via das estratégias operatórias e heurísticas adotadas pelos usuários e o processo decisório apoiado nas representações para ação. Ao final, são apresentadas considerações no sentido de articular estas variáveis com os critérios de navegabilidade e com os conceitos subjacentes aos princípios de inclusão digital. | - |
Descrição: dc.description | Based on the referential theory of the Cognitive Ergonomics, this theoretical article articulates the usability criteria, and its pertinence to the evaluation of the web informatization systems, as one of the possible perspectives to minimize the digital exclusion. This way, the article points out new elements that can be conceptually added in the construction or evaluation of websites, such as the concept of competency to action – understood through the operatory and heuristics strategies adopted by the users, and the decision process based on the representations for action. At the end, considerations are made for the articulation of these variables with navigation criteria, and with the concepts which are behind the principles of digital inclusion. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência organizacional | - |
Título: dc.title | Navegabilidade e inclusão digital : usabilidade e competência | - |
Título: dc.title | Navigability and digital inclusion : usability and competence | - |
Título: dc.title | Navegabilidad e inclusión digital : usabilidad y competencia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: