Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Tatiana Yokoy de | - |
Autor(es): dc.creator | Branco, Angela Uchoa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria Claudia Santos Lopes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:38:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:38:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6046 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000200004 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913623 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho constitui uma revisão da construção histórica da psicologia do desenvolvimento até chegar à epistemologia qualitativa, para verificar a relação historicamente constituída entre princípios epistemológicos e orientação metodológica. Discute-se o papel da entrevista narrativa na pesquisa qualitativa do desenvolvimento e apresenta-se um trecho de uma entrevista de pesquisa, a fim de expressar uma linha de análise do desenvolvimento por meio da interpretação de pequenas estórias. A epistemologia qualitativa resgatou a dimensão cultural nas pesquisas psicológicas, valorizando a mediação semiótica na construção do conhecimento e considerando as práticas discursivas como importantes ferramentas de interpretação dos fenômenos subjetivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper reviews the historical construction of developmental psychology up to the moment when a qualitative epistemology re-emerged and discusses the historical links between epistemological principles and methodological guidelines. The role of narrative interviews, taking a qualitative approach in human development, is discussed and an excerpt from a research interview is presented to exemplify the analytical possibilities of the method designated as interpretation of small stories. The qualitative epistemology re-introduced culture in psychological research, emphasizing the role of semiotic mediation in knowledge construction processes and acknowledging discursive practices as important tools to interpreting subjective phenomena. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrevista narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de pequenas histórias | - |
Título: dc.title | Pesquisa qualitativa e desenvolvimento humano : aspectos históricos e tendências atuais | - |
Título: dc.title | Qualitative inquiry and human development : historical aspects and contemporary trends | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: