Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Galinkin, Ana Lúcia | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ângela Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Anchieta, Vânia Cristine Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:38:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:38:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23447 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913611 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve por objetivo identifi car as representações sociais que professores e policiais civis constroem sobre a violência, em particular, a praticada por jovens. Participaram do estudo 15 professores do ensino médio de duas escolas privadas e 16 policiais civis de ambos os sexos pertencentes a quatro delegacias. Para coleta de dados utilizouse a técnica de grupos focais com posterior análise de conteúdo do corpus discursivo relativo à violência e suas causas. Professores e policiais civis apontam a família moderna como uma das responsáveis pela violência praticada pelos jovens por se desobrigar de seu papel socializador dos fi lhos. Entendem que a responsabilidade da educação dos jovens está sendo transferida da família para eles. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to identify the social representations that teachers and police offi cers construct about violence, particularly that practiced by young people. The study participants were 15 high school teachers from two private schools and 16 police offi cers from four police stations, including both males and females. For the data collection, the focus groups technique was used with subsequent content analysis of the discourse corpus related to violence and its causes. The teachers and police offi cers indicated the modern family as a reason for the violence committed by young people because their role in the socialization of the children is being abandoned. They understand that the responsibility for the education of the young people is being transferred to them by the family. | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de este artículo fue identifi car las representaciones sociales que profesores y policías construyen acerca da la violencia, en particular la violencia juvenil. Participaron del estudio 15 profesores de educación secundaria de dos escuelas particulares y 16 policías de cuatro jefaturas, de ambos sexos. Para recolectar los datos se utilizó la técnica de grupos focales con posterior análisis de contenido del corpus discurso sobre la violencia y sus causas. Profesores y policías identifi can la familia moderna como una de las responsables por la violencia juvenil porque se eximen de su papel socializador de los hijos. Creen que la familia esté transfi riendo la responsabilidad por la educación del joven para ellos, profesores y policías. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Paidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300008. Acesso em: 04 maio 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Policiais | - |
Título: dc.title | Representações sociais de professores e policiais sobre juventude e violência | - |
Título: dc.title | Social representations of teachers and police officers about youth and violence | - |
Título: dc.title | Representaciones sociales de profesores y policiales sobre juventud y violencia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: