Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Godoi, Rodolfo Luiz Costa de | - |
Autor(es): dc.creator | Dimitrov, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:38:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:38:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48137 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.9771/pcr.v15i1.47378 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0108-9716 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-3139-1246 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913550 | - |
Descrição: dc.description | O artigo percorre os caminhos discursivos que tentaram deslegitimar o educador Paulo Freire no Brasil nos últimos anos. Evidenciam-se como determinados argumentos foram importados e disseminados pelo escritor Olavo de Carvalho, e instrumentalizados na Câmara dos Deputados Federais, especialmente no ano de 2019. Foi realizada análise textual das produções de Olavo de Carvalho e de proposições legislativas vinculadas, pensadas ao lado das perspectivas teóricas de James Hunter para enquadramento do fenômeno nas guerras culturais. Encontra-se distorção e fraude nos caminhos argumentativos, bem como posicionamentos políticos específicos apresentados como posições neutras. Conclui-se que os agentes analisados engajaram-se tanto pela transformação de Paulo Freire como inimigo nacional, como também pelo esvaziamento da política na escola. | - |
Descrição: dc.description | This paper examines the discursive paths that attempted to delegitimize Brazilian Professor Paulo Freire in recent years, highlighting how certain arguments were imported and disseminated by writer Olavo de Carvalho and instrumentalized in the House of Representatives, especially in 2019. Olavo de Carvalho’s statements and respective legislation underwent textual analysis, based on James Hunter’s theoretical perspectives about the culture wars. Distortion and fraud abound in the argumentative paths, as well as specific political stances presented as neutral.In conclusion, the analyzed agents engaged both for transforming Paulo Freire in a national enemy and for emptying political engagement in schools. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFBA | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2022 Políticas Culturais em Revista (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carvalho, Olavo de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra cultural | - |
Título: dc.title | A construção de Paulo Freire como inimigo nacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: