Experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Nayara dos Santos-
Autor(es): dc.creatorMartins, Gisele-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Aline Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:37:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:37:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47278-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4797-0832-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4656-6195-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4470-7529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913330-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: compreender a experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes. Métodos: pesquisa qualitativa fenomenológica interpretativa, realizada por meio de entrevista aberta em profundidade com pais de crianças e adolescentes vinculadas ao ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em uropediatria. Resultados: emergiram as seguintes categorias representativas das experiências das famílias: Conhecimentos e aprendizados: construindo o saber familiar; Convivendo com a disfunção vesical e intestinal da criança: representações simbólicas; Manejo e adaptação à disfunção vesical e intestinal da criança: reorganizando a vida familiar. Considerações finais: a experiência da família relaciona-se a significados positivos e negativos, à presença ou ausência de vivências prévias, lacunas de informações, ao processo de aprendizagem e acesso ao acompanhamento profissional especializado. Destaca-se a importância do acompanhamento pelo enfermeiro no contexto do cuidado em uropediatria para a aprendizagem e consolidação do conhecimento específico sobre a disfunção vesical e intestinal-
Descrição: dc.descriptionObjective: to understand the experience of families of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction. Methods: a qualitative phenomenological interpretive research carried out through an in-depth open interview with parents of children and adolescents linked to Advanced Practice Nursing clinic in pediatric urology. Results: the following representative categories of the families’ experiences emerged: Knowledge and learning: building family knowledge; Living with the children’s BBD: symbolic representations; Management and adaptation to the children’s BBD: reorganizing family life. Final considerations: the experience of families related to positive and negative meanings, presence or absence of previous experiences, information gaps, learning process and access to specialized professional follow-up. Follow-up by nurses is important in pediatric urology care for the learning and consolidation of specific knowledge about bladder and bowel dysfunction.-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: comprender la experiencia familiar de vivir con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes. Métodos: investigación fenomenológica interpretativa cualitativa, realizada a través de una entrevista abierta en profundidad con padres de niños y adolescentes vinculados a la clínica ambulatoria de práctica avanzada de enfermería en uropediatría. Resultados: surgieron las siguientes categorías representativas de las experiencias de las familias: Conocimiento y aprendizaje: construcción del conocimiento familiar; Vivir con la vejiga y la disfunción intestinal del niño: representaciones simbólicas; Manejo y adaptación a la vejiga y disfunción intestinal del niño: reorganizando la vida familiar. Consideraciones finales: la experiencia de la familia está relacionada con significados positivos y negativos, la presencia o ausencia de experiencias previas, lagunas de información, el proceso de aprendizaje y el acceso a monitoreo profesional especializado. Se destaca la importancia del monitoreo por parte de las enfermeras en el contexto de la atención uropediatrica para el aprendizaje y la consolidación del conocimiento específico sobre la disfunción intestinal y vesical.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Enfermagem (FS ENF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagem-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem pediátrica-
Título: dc.titleExperiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes-
Título: dc.titleFamily experience of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction-
Título: dc.titleExperiencia de la familia en conversación con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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