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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Nayara dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Gisele | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Aline Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:37:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:37:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47278 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0805 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4797-0832 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-4656-6195 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-4470-7529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913330 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: compreender a experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes. Métodos: pesquisa qualitativa fenomenológica interpretativa, realizada por meio de entrevista aberta em profundidade com pais de crianças e adolescentes vinculadas ao ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em uropediatria. Resultados: emergiram as seguintes categorias representativas das experiências das famílias: Conhecimentos e aprendizados: construindo o saber familiar; Convivendo com a disfunção vesical e intestinal da criança: representações simbólicas; Manejo e adaptação à disfunção vesical e intestinal da criança: reorganizando a vida familiar. Considerações finais: a experiência da família relaciona-se a significados positivos e negativos, à presença ou ausência de vivências prévias, lacunas de informações, ao processo de aprendizagem e acesso ao acompanhamento profissional especializado. Destaca-se a importância do acompanhamento pelo enfermeiro no contexto do cuidado em uropediatria para a aprendizagem e consolidação do conhecimento específico sobre a disfunção vesical e intestinal | - |
Descrição: dc.description | Objective: to understand the experience of families of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction. Methods: a qualitative phenomenological interpretive research carried out through an in-depth open interview with parents of children and adolescents linked to Advanced Practice Nursing clinic in pediatric urology. Results: the following representative categories of the families’ experiences emerged: Knowledge and learning: building family knowledge; Living with the children’s BBD: symbolic representations; Management and adaptation to the children’s BBD: reorganizing family life. Final considerations: the experience of families related to positive and negative meanings, presence or absence of previous experiences, information gaps, learning process and access to specialized professional follow-up. Follow-up by nurses is important in pediatric urology care for the learning and consolidation of specific knowledge about bladder and bowel dysfunction. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: comprender la experiencia familiar de vivir con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes. Métodos: investigación fenomenológica interpretativa cualitativa, realizada a través de una entrevista abierta en profundidad con padres de niños y adolescentes vinculados a la clínica ambulatoria de práctica avanzada de enfermería en uropediatría. Resultados: surgieron las siguientes categorías representativas de las experiencias de las familias: Conocimiento y aprendizaje: construcción del conocimiento familiar; Vivir con la vejiga y la disfunción intestinal del niño: representaciones simbólicas; Manejo y adaptación a la vejiga y disfunción intestinal del niño: reorganizando la vida familiar. Consideraciones finales: la experiencia de la familia está relacionada con significados positivos y negativos, la presencia o ausencia de experiencias previas, lagunas de información, el proceso de aprendizaje y el acceso a monitoreo profesional especializado. Se destaca la importancia del monitoreo por parte de las enfermeras en el contexto de la atención uropediatrica para el aprendizaje y la consolidación del conocimiento específico sobre la disfunción intestinal y vesical. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Enfermagem | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças e adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem pediátrica | - |
Título: dc.title | Experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes | - |
Título: dc.title | Family experience of living with children and adolescents with bladder and bowel dysfunction | - |
Título: dc.title | Experiencia de la familia en conversación con disfunción vesical e intestinal en niños y adolescentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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