Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Legnani, Viviane Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:37:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:37:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913306 | - |
Descrição: dc.description | Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Historically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome do déficit de atenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | - |
Título: dc.title | Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit | - |
Título: dc.title | Psychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theory | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: