Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLegnani, Viviane Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9414-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913306-
Descrição: dc.descriptionTem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionHistorically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome do déficit de atenção-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio da falta de atenção com hiperatividade-
Título: dc.titlePsicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit-
Título: dc.titlePsychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theory-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.