Análise das relações sociais e econômicas no comércio atacadista de pescado fresco no mercado do Ver-o-Peso, em Belém-Pará

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Autor(es): dc.contributorDiniz, Janaína Deane de Abreu Sá-
Autor(es): dc.creatorOliveira Neto, Francisco Abraão Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:37:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:37:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19314-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.19314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913300-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2014.-
Descrição: dc.descriptionO Mercado do Ver-o-Peso em Belém do Pará é um dos principais pontos de desembarque e comercialização de pescado do Brasil. Por ele desembarcam 35 mil toneladas de pescado por ano para o abastecimento da Região Metropolitana de Belém e o envolvimento de centenas de agentes, dentre os quais se destacam os balanceiros, agentes comissionados que comercializam a produção dos pescadores no local. Há tempos idealizada e agora em execução, a construção do Terminal Pesqueiro Público de Belém, financiada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura representa um risco ao modelo de comercialização e distribuição de pescado atual, construído socialmente ao longo de três séculos. O presente trabalho tem o intuito de demonstrar, através dos pressupostos da Sociologia Econômica, a importância dos balanceiros no processo de comercialização e distribuição do pescado no Ver-o-Peso. Como metodologia utilizada para coleta de dados foram realizadas revisões bibliográficas e documentais, entrevistas semiestruturas, observação diretas e registros áudio visuais. A análise de conteúdo foi feita a partir da tabulação e classificação dos dados de acordo com os pressupostos da Sociologia Econômica. Os resultados apresentados demonstram a importância do balanceiro como coordenador logístico das transações comerciais realizadas no comércio atacadista de pescado fresco na Pedra do Ver-o-Peso. Que este trabalho permita um olhar diferenciado aos acadêmicos do setor através de uma perspectiva baseada nas motivações individuais e coletivas, nas relações estabelecidas entre os agentes e na construção social dos mercados, contexto que extrapola o pressuposto econômico da oferta e demanda, onde a palavra-chave é a IMERSÃO SOCIAL.-
Descrição: dc.descriptionThe “Ver-o-Peso” Market, freely translated as “check-the-weight” market, is one of the main fish landing and commercialization sites in Brazil. Thirty five tons of fish land yearly on the market with the involvement of several groups of individuals, among which the “balanceiros,” local conditioned agents that commercialize the local catch, deserve special highlight. The eminent conclusion of the construction of the Public Fishing Port of Belem represents a risk to current fish the commercialization model, socially built thought three centuries. The present research pretends demonstrate, though Economical Sociology assumptions, the importance of the “balanceiros” in the fish commercialization model installed in the “Ver-o-Peso” Market. The adopted methodology included bibliographic research, documental research, semi structured interviews, direct observation audio registration and video registration. The analysis of the collected information was conducted through tabulation and ranking according to the assumptions of the Economical Sociology. The results demonstrate the importance of the “balanceiro” as the logistical commerce coordinator of the transactions realized in the wholesale market of fresh fish on the “pedra,” commercialization open slots on the “Ver-o-Peso” Market. This study offers sector researchers a differentiated perspective based on individual and collective motivations of the individuals involved in the established and developing local markets, in a perspective that extrapolates the economical assumptions of supply and demand, in a perspective that the keyword are social immersion or embeddeness.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Agronegócios-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPeixe - comércio-
Palavras-chave: dc.subjectMercados - Belém (PA)-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia - aspectos econômicos-
Título: dc.titleAnálise das relações sociais e econômicas no comércio atacadista de pescado fresco no mercado do Ver-o-Peso, em Belém-Pará-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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