Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Shirley Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:37:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:37:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27514 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862009000200001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913298 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve por objetivo avaliar os possíveis impactos da assimetria da informação na atuação de estrategistas e decisores no procedimento de revisão tarifária das distribuidoras de energia elétrica adotado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O estudo utilizou o modelo da Gestão do Conhecimento Estratégico. Inicialmente, a situação problema é contextualizada por meio da apresentação de aspectos da organização da ANEEL - competências legais, modelo decisório, estrutura organizacional e outros fatores relevantes -, de modo a favorecer a compreensão do ambiente dentro do qual a questão foi observada. O estudo voltou sua atenção para a atuação de estrategistas e decisores - formuladores da proposta de revisão e Diretoria Colegiada - no procedimento de revisão tarifária, com coleta de dados por meio da utilização de questionários e entrevistas. Os resultados apontaram inadequações e inconsistências em alguns dos mecanismos adotados, os quais têm por finalidade minimizar a assimetria de informação. Observou-se também que a entidade não tem considerado alguns fatores sistêmicos da Gestão do Conhecimento Estratégico, ao passo que outros estão desenvolvidos. Na conclusão são apontadas algumas sugestões com vistas à melhoria do procedimento, a exemplo da indicação de desenvolvimento e manutenção de expertise. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents results of research that aims at assessing the possible impacts of the asymmetry of information in the performance of strategists and decision-makers in tax revision procedure of electric energy adopted by the Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). The study conducted from the perspective of the Strategic Knowledge Management. Analysis focus on the design of some aspects of the organizational frame and it aims at better understanding the environment within which the state-problem is experimented. It was made description of the legal competences, decision- making model, organizational structure and other relevant factors in relation to procedure for revising the subject. Methodology comprises questionnaires applied to people involved to formulate and propose revision and to the Collegiate Directors strategists and decision-makers. Results pointed out inadequacies and inconsistencies in some methods adopted to minimize the asymmetry of information. It was observed that the Agency has not considered some of the systemic factors of Strategic Knowledge Management, while other factors are fairly developed. It was noted that there is the need for development and maintenance of expertise. It is proposed implementation of actions in order to develop and maintain expertise as a means to combat the asymmetry of information. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Transinformação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/tinf/a/kFnZnCmngSnTMjj9vmj33rS/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assimetria informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agências reguladoras | - |
Título: dc.title | Assimetria da informação e a gestão do conhecimento estratégico em processos regulatórios | - |
Título: dc.title | Information asymmetry and strategic knowledge management in regulatory processes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: