Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Makiuchi, Maria de Fátima Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Claudia Almeida Bandeira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:37:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:37:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913220 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta pesquisa realizada na Vila do Forte, comunidade rural pertencente ao município de São João d‟Aliança, localizada no Vão do Paranã, no nordeste do Estado de Goiás – Brasil. O trabalho teve como objetivo a sistematização da história local, a partir do entrelaçamento de bibliografias disponíveis e de narrativas locais, apontando para a apropriação por parte da comunidade de sua especificidade identitária, a partir do encontro, do diálogo e do estabelecimento de pontes entre os saberes acadêmicos e os saberes provenientes da experiência local. Este se deu no contexto de acompanhamento do processo local de autoatribuição como comunidade remanescente de quilombo, iniciado a partir de ação de agentes locais. A Educação Ambiental Crítica foi o instrumento pedagógico escolhido nessa intervenção, tendo a pesquisa-ação como orientação metodológica. Como recursos pedagógicos aglutinadores e mobilizadores da comunidade, foram propostas sessões de cinema, rodas de prosa, registro partilhado da história local e construção coletiva da árvore genealógica das famílias locais mais antigas, as quais simbolizam suas raízes. Os preceitos da História Oral e as noções de memória, diálogo, liberdade e pertencimento foram balizadores da pesquisa-ação desenvolvida. Esta concluiu que o processo de autoatribuição deflagrou conflitos que dividem a comunidade, expondo a necessidade de um aprendizado voltado para o exercício da gestão coletiva, para que os moradores da Vila possam se apropriar dos procedimentos de reivindicação de direitos e dos destinos da comunidade. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents research carried out together with Vila do Forte, a rural community which is parto of São João D‟Aliança, in the Vão do Paranã, in the north east of Goiás State in Brazil. The aim of the project was that of organizing local history using existing bibliographies and local narratives as a starting point to facilitate community ownership of a unique identity. It was a result of connection, dialogue and links created between academic research and knowledge gained via local experience. This was carried out within the context of accompanying the community‟s self-identification process as descendants of escaped slaves (quilombos) which began with the start of legal action by the local community. Critical Environmental Education was the educational instrument chosen for this intervention, with action research as the methodological orientation. The pedagogic resources used to bring the community together and mobilise them were cinema sessions, story telling circles, writing local stories in groups and the collective creation of a family tree for the oldest families, which symbolised the community‟s roots. The tools of Oral History such as the concepts of memory, dialogue, liberty and ownership were the basis of the action research developed. This concluded the process of self attribution and identified the conflicts that divide the community, showing the need to acquire learning through joint management so that the residents of the Village will be able to fully appropriate procedures to exercise their rights and the destiny of their community. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades agrícolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | História oral | - |
Título: dc.title | Memória, diálogo e liberdade : semeando encontros e colhendo histórias na Vila do Forte, no Vão do Paranã - GO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: