Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Oddone, Nanci Elizabeth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:37:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:37:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1998-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36017 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/913207 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1998. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa busca definir tendências convergentes, na esfera da epistemologia, entre o conjunto de saberes que preside a atividade editorial e o quadro conceitual que fundamenta a disciplina ciência da informação. Configurando-se como estudo exploratório, a pesquisa tenta sistematizar e consubstanciar um marco referencial a partir do qual a convergência entre os dois campos possa ser observada e analisada. Como forma de construir seu argumento a pesquisa procura identificar, na literatura internacional, autores e propostas teóricas que autorizem uma leitura estruturante dessa convergência, determinando seu estatuto e assinalando a natureza de sua contribuição para a epistemologia da ciência da informação. Para ampliar o escopo de suas inferências a pesquisa percorre também um segmento selecionado da literatura publicada nos últimos dez anos em periódicos brasileiros da área da ciência da informação para verificar a ocorrência de fontes bibliográficas que sinalizem a repercussão da ideia de convergência entre atividade editorial e ciência da informação - tal como esquematizada por este estudo - nos trabalhos que discutem os fundamentos epistemológicos da disciplina. A pesquisa ainda assinala tópicos cujo aprofundamento permitiria ampliar os conhecimentos sobre o tema, sugerindo estudos posteriores que venham a demonstrar e a consolidar os vínculos entre os campos sob investigação. | - |
Descrição: dc.description | The research attempts - within the epistemological domain - to define convergent tendencies between the knowledge constituting the publishing activity and the conceptual frame upon which is based the information science discipline. Taking shape as an exploratory study, the research tries to systematize and make coherent a definite mark from which the convergence between the two fields may be contemplated and analyzed. In the process of constructing its arguments, the research seeks to identify, amongst international literature, authors and theoretical proposals which lead to building the structure of said convergence, determining its statute and indicating the nature of its contribution for the information science epistemology. Aiming to extend the universe of its inferences, a selected segment of the literature published in brazilian journals of the information science field within the latest ten years is yet taken into account, in order to verify the presence of bibliographic sources that disclose the repercussion of the idea of convergence between publishing activity and information science - such as profiled in this study - in the papers discussing the disciplinei epistemological foundations. The research also points out topics that after analyzed more deeply would enlarge the knowledge about this subject, suggesting further studies which may demonstrate and consolidate the links between the fields under investigation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade editorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da ciência | - |
Título: dc.title | Atividade editorial & Ciência da informação : convergência epistemológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: